Orgânicos

Páginas: 6 (1446 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PRODUTOS ORGANICOS












CHAPECÓ 17/08/2014
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIAO DE CHAPECÓ
MARIA REGINA MARTINAZZO
LUCAS FILIPIAKI
RAFAEL ARMANI
WILIAN MINASGASTRÔNOMIA SUSTENTAVEL

Produtos orgânicos











ITRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho, é mostrar um pouco mais da produção orgânica, fazendo com que vejam as vantagens ao consumir, alimentos saudáveis, livres de quaisquer elementos químicos na suacomposição, deixando claro a importância de se consumir alimentos com valores nutricionais mais elevados e ao mesmo tempo com maior qualidade.














Produtos orgânicos
Os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de fertilizantes químicos e pesticidas convencionais. Devem ser livres de qualquer dejeto humano e de lixo industrial, não podem ser produzidos com aditivos pararealçar sabor, formato, cor e aroma. Usar radiação para prevenção também é proibido, é um sistema de produção que tem como objetivo principal, preservar a saúde do meio ambiente, as atividade biológicas e a biodiversidade.
No Brasil esse produto já é considerado como uma categoria de produto especifico, com um sistema de regulamentos para sua produção, certificação e comercialização.
Os animaisdestinados ao abate, o uso de anabolizantes, hormônios é proibido, em alguns países o animal deve ser alimentado somente com pasto, sem alimentação forçada para se elevar o peso do animal enquanto ele esta em confinamento, para na hora do abate pesar mais, já em outros países os animais destinados ao abate, não podem ser alimentados com vegetais geneticamente modificados.
Inicialmente osorgânicos foram produzidos em pequenas fazendas, preocupados com a contaminação, o valor comercial do alimento superou 20% dos produtos convencionais , fazendo que os outros produtores viessem a aderir ao plantio orgânico.

Impacto Ambiental dos Orgânicos
Os alimentos orgânicos são produzidos quase sempre em pequenas propriedades, muitas vezes por uma única família, que se organiza para o plantio,cultivo, colheita e venda ao consumidor.  Nessas circunstâncias as pequenas fazendas são muito menos poluentes que as grandes propriedades.
Não são usados pesticidas e herbicidas químicos. Portanto, não há contaminação ambiental. Os ecosistemas são preservados, existe equilíbrio entre a parte agricultura e outras plantas e vegetais, insetos, bactérias, fungos e minhocas. A produção de alimentosorgânicos usa menos energia e, por isso, a perda de material nutritivo é menor. Também não há o problema do descarte dos invólucros de produtos químicos.
Os produtos orgânicos tem uma produção cerca de 20% menor do que a agricultura tradicional, alguns tipos de alimentos podem chegar a 50%, é preciso se conscientizar que o uso de herbicidas e pesticidas pode afetar a saúde do agricultor tradicional.Produtos químicos como inseticidas organo-fosforados são danosos à saúde, principalmente agindo quebradores de sistemas hormonais, os resíduos muitas vezes permanecem no alimento, não somente por fora dele, mas eles já estão junto no DNA da planta, ele está se alimentando de água de um solo contaminado com pesticidas.



Vantagens Nutricionais ao Escolher Orgânicos
A forma com que se maneja oproduto faz toda uma diferença, garantindo maior valor nutricional aos alimentos. Em 2007, um gigantesco estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que alimentos orgânicos contêm cerca de 40% a mais de antioxidantes do que os cultivados de forma tradicional. O valor nutricional das frutas, inclui maior concentração de frutose  de vitamina C e de potássio e, mais importante, ausência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organicos
  • Organicos
  • Orgânicos
  • Organicos
  • Orgânicos
  • organicos
  • Organicos
  • Organicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!