Oracle

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
TRABALHO DE SGBD ORACLE
SGBD Oracle

História


Oracle SGBD é um sistema de gestão de bancos de dados editado pela sociedade “Oracle Corporation. A sociedade Oracle foi criada em 1977 por Lawrence Ellison, Bob Miner e Ed Oates, ela se chamava relational Software Incorporated (RSI).
Em 1979 o primeiro protótipo RDBMS – RSI1(Relational Database management System) que integrava e separava osespaços de endereçamento entre os programas usuários e núcleo foi comercializado. Em 1984 foi comercializado a primeira versão do Oracle (Oracle 4) em máquinas IBM, em 1985 foi lançado o Oracle 5  que permitia a utilização cliente-servidor graças ao middleware SQL*Net.
Em 1992 é lançado o Oracle 7 para a plataforma UNIX esta versão permitia uma melhor gestão da memória, do CPU e das Entradas eSaídas, atualmente o SGBD Oracle está na versão Oracle 12/c que foi lançada recentemente e é o primeiro SGBD para a nuvem.

Características Principais

Limites do Bando de Dados
O Oracle tem sua limitação pelo sistema operacional, porem em arquivos de dados (Data Files) podemos encontrar dois tipos, smallfile e bigfile, o Smallfile pode ter até 32 GB cada arquivo e devido a limitações dosistema operacional o banco pode ter 65533 arquivos de 32 GB, já no caso do Bigfile não temos limites e o banco pode ultrapassar os 8 PetaBytes estando limitado ao sistema operacional e ao hardware.
O Oracle não tem tamanho máximo para as tabelas e nem para as linhas, um campo tem um limite máximo de 1000 colunas por tabela, o tamanho máximo das linhas e dos índices por tabela é ilimitado e o Oraclenão tem limite de usuários. O SGBD Oracle te suporte a (Store Procedure, Joins e Triggers), O SGBD Oracle utiliza uma linguagem SQL que foi adaptada para as necessidades da Oracle, o Oracle é um SGBD relacional mas é possível se implementar o Objeto Relacional pois ele também suporta a construção de objetos.

Ferramentas
Ferramentas Administrativas
       Oracle Manager (SQL*DBA)       Network Manager
       Oracle Enterprise Manager
       Import/Export




Ferramentas de Desenvolvimento
       Oracle Design
       Oracle Developer
       SQL*PLUS
       Oracle Graphics
       Procedure Builder
Ferramentas de programação
O Oracle possui um grande número de interfaces (APIs) que permitem aos programas escritos em diversas linguagens interlaçar com o banco de dadosnormalmente chamados de pré-compiladores formam uma família cujo nome começa por PRO*.
       Pro*C
       Pro*Cobol
       Pro*Pascal
       Pro*Fortran

Vantagens SGBD Oracle

       Escalabilidade: isso significa que se o banco de dados crescer você não vai ficar na mão. O Oracle manuseia os maiores volumes de dados do mundo.
       Confiabilidade: o Oracle é um dos SGBS mais sólidos erobustos que existem sobrevivendo sem perda de dados.
       Funcionalidades: o Oracle mesmo nas versões mais básicas possui um monte de ferramentas que outros SGBDs não possuem.
       Múltiplas Plataformas: O Oracle funciona em quase todas as plataformas do mercado (Windows, Linux, MacOS, etc.).

Clientes
Alguns dos clientes que utilizam o SGBD Oracle: Claro, Riachuelo, Petrobrás, Pão deAçúcar, L'Oréal, SKY, TAM, Toshiba, TV Globo e Vale, Marchesan entre outras. É o banco comercial mais utilizado do planeta.

Documentação e Suporte
A documentação é gratuita e pode ser encontrada no site da Oracle (www.oracle.com), já o suporte é pago e tem preços variados, existem várias empresas que prestam consultoria para o SGBD Oracle oque permite ter um preço bem diferenciado.Oracle Database 12c

A mais nova versão do SGBD Oracle, o Oracle Database 12c é o primeiro SGBD para a nuvem e apresenta uma nova arquitetura que simplifica o processo de consolidação dos bancos de dados para a nuvem, que permite aos clientes gerenciar vários bancos de dados como um sem precisar alterar suas aplicações.

Oracle Database 12c Standard Edition One
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oracle
  • oracle
  • Oracle
  • Oracle
  • Oracle
  • oracle
  • Oracle
  • Oracle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!