Aedes Aegypti

Páginas: 2 (305 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Aedes (Stegomyia) aegypti (aēdēs do grego "odioso" e ægypti do latim "do Egipto") é a nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito-da-dengueou pernilongo-rajado1 . É uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África, atualmente distribuído por quase todo o mundo, com ocorrência nas regiões tropicais esubtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer. O mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, ondeconsegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais (que confeririam características ácidas àágua), que preferivelmente estejam sombreados e no peridomicílio. As fêmeas, para realizar hematofagia, podem percorrer até 2 500 m.2 É considerado vector de doenças graves como o denguee a febre amarela e, por isso mesmo, o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública.
Aedes vem do grego aēdēs, que significa "odioso". Aegypti vem do latimægypti, que significa "do Egipto". O nome científico Aedes aegypti, portanto, é uma referência a seu papel como transmissor de doenças perigosas para o homem (febre amarela edengue) e uma referência à sua origem africana. "Mosquito" vem do latim musca3 . "Pernilongo" é uma referência a suas longas patas. "Rajado" é uma referência a suas típicas listrasbrancas e pretas.
O Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia, ao contrário do Anopheles, vector da malária, que tem atividade crepuscular. O Aedesaegypti tem como vítima preferencial o homem e faz praticamente nenhum som audível antes de picar. Mede menos de 1 centímetro; é preto com manchas brancas no corpo e nas pernas.5
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aedes aegypti
  • O aedes aegypti e a dengue
  • Dengue
  • POLÍTICA PÚBLICA NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI
  • Tecnologia para exterminar ovos e larvas do Aedes Aegypti
  • Estudos experimentais sobre competência vetorial de Aedes aegypti e Aedes albopictus para os...
  • ANÁLISE SOBRE A TRANSMISSÃO DE DOENÇAS ATRAVÉS DO AEDES AEGYPTI E ANOPHELES DARLINGI
  • Avaliação do conhecimento e responsabilidade da população de itanhaém no controle do mosquito aedes aegypti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!