OquefazoBrasilBrasileMitoFundante

2187 palavras 9 páginas
O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL?
A identidade nacional no mito fundante do Brasil
Adilson Schultz
Essa aula tem o título inspirado na obra do antropólogo Roberto da Mata (O que faz o brasil,
Brasil?) e na obra da filósofa Marililena Chauí
(Brasil: o mito fundador),“ . Segundo DaMatta, o
Brasil – assim como todas as nações do mundo tem coisas que marcam a nossa identidade de forma indelével e nos fazem brasileiros. Já segundo Chauí, essa identidade de povo brasileiro espelha-se naquilo que foi feito do país já quando de seu descobrimento/invasão pelos europeus há cinco séculos, nosso ‘mito fundante’. Olhando para essas duas contribuições teóricas tem-se uma visão ampla da historia da sociedade brasileira e seus movimentos sociais.
Um mito fundante é uma narrativa carregada de sentido da qual a sociedade lança mão para explicar sua condição histórica. É um mito carregado de elementos políticos, religiosos e filosóficos. Foi estabelecido no contexto do descobrimento ou da invasão do Brasil pelos portugueses em 1500.
Segundo Chauí, esta narrativa, embora elaborada no período da conquista, não cessa de se repetir porque opera como nosso mito fundador. Mito no sentido antropológico: solução imaginária para tensões, conflitos e contradições que não encontram caminho para serem resolvidos na realidade. Mito na acepção psicanalítica: impulso à repetição por impossibilidade de simbolização e, sobretudo, como bloqueio à passagem à realidade. Mito fundador porque, à maneira de toda ‘fundatio’, impõe um vínculo interno com o passado como origem, isto é, com um passado que não cessa, que não permite o trabalho da diferença temporal e que se conserva como perenemente presente.
Um mito fundador é aquele que não cessa de encontrar novos meios para exprimir-se, novas linguagens, novos valores e idéia, de tal modo que, quanto mais parece ser outra coisa, tanto mais é a repetição de si mesmo.”
Em certo sentido, o Brasil foi culturalmente “inventado”, e não descoberto: o
referencial

Relacionados