oque o dinheiro não compra cidadania furando a fila

1166 palavras 5 páginas
Furando a Fila”, a primeira parte do livro, traz um questionamento sobre se é possível pagar mais para poder passar na frente dos outros ou se é possível vender acesso a coisas que deveriam ser públicas, como parques de acampamentos.

– Numa sociedade em tudo está à venda, a vida fica mais difícil para os que dispõem de recursos mais modestos – ele diz. – Não se trata apenas de desigualdade e injustiça, mas da tendência corrosiva dos mercados. Porque os mercados não se limitam a distribuir bens; eles também expressam e promovem certas atitudes em relação aos produtos trocados.

Evidentemente, se colocarmos preço nas coisas, elas passam a ter o valor do preço que dermos, seja a educação dos filhos por dinheiro, a venda de votos ou o primeiro lugar na fila. E certas coisas, ligadas à vida e à convivência em sociedade, não se vendem. São as perguntas que Sandel procura responder no livro. Confesso dedicar quase todo meu tempo ao combate oposto, qual seja, o excesso de politização de nossas vidas, quando tudo precisa passar pelo crivo da política, democracia e estado. Mas tendo a concordar com o autor que há o outro lado da moeda, tão arriscado quanto este: quando tudo passa a ser uma transação mercadológica, com preço monetário e tudo. Diz Sandel:

Hoje, a lógica da compra e venda não se aplica mais apenas a bens materiais: governa crescentemente a vida como um todo. Está na hora de perguntarmos se queremos viver assim.

Virgindade leiloada? Testa tatuada para marketing de um produto? Material escolar com propaganda empresarial? Carros de polícia com publicidade privada? Mercado de órgãos humanos? Compra e venda de título de paternidade? Será que o escopo do mercado ultrapassou limites razoáveis? Sandel pensa que sim, e tem bons argumentos.

Seu livro é recheado de casos empíricos que forçam uma reflexão acerca do mundo em nossa volta. Sandel não é ignorante sobre o ponto de vista econômico e liberal. Ao contrário: ele traz sempre esse lado ao debate, mas

Relacionados

  • livro caco barcelos
    201057 palavras | 805 páginas
  • Síntesis - Aijalom Wagner
    38416 palavras | 154 páginas
  • Portugues Se Aprende Cantando
    77171 palavras | 309 páginas
  • Red Hot
    203821 palavras | 816 páginas