Operador logistico

Páginas: 18 (4476 palavras) Publicado: 17 de maio de 2013
1. INTRODUÇAO

O crescente aumento do processo de terceirização vem atingindo também as atividades logísticas, criando assim os Operadores Logísticos. Estes foram criados pela Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML,2010) como responsáveis por gerenciar atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor ao produto dosmesmos, e que tenha competência para, no mínimo, prestar serviços nas três atividades consideradas básicas: controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes.
Pode-se perceber o aumento da terceirização nas empresas ao se analisar o cenário atual do mercado, o qual se encontra cada vez mais competitivo, devido as constantes mudanças que veem ocorrendo na economia mundial. Assim ao difundiro processo de terceirização pela empresa, esta passa a fazer internamente apenas atividades que as diferenciam, as chamadas competências centrais (Grant, apud Neves, 2003).
O processo de terceirização envolve o relacionamento entre a empresa contratante e a empresa contratada (também chamada de operadores logísticos). O relacionamento entre estas empresas se desenvolve gradualmente namedida em que o número de atividades executadas aumenta com o tempo. Primeiramente os contratantes procuram soluções especificas de baixo valor agregado para depois solicitar soluções mais customizadas e de maior valor agregado (Selviaridis e Spring, 2007).
Foram observados os principais motivos que levam as empresas a procurarem os operadores logísticos, a figura 1 revela os principaismotivadores para contratação do mesmo dentro das empresas brasileiras e seus respectivos valores indicativos, em termos percentuais.
O conceito de operador logístico e de grande importância para uma ordenação adequada do mercado e para que tanto os prestadores de serviços logísticos, quanto os clientes desses serviços possam compreender de forma definitiva:
• Quais os pré-requisitos para que umaempresa prestadora de serviços possa ser considerada operador logístico;
• Que, muito embora nem todas as empresas possam ser consideradas operadores logísticos, há lugar para todas aquelas que oferecem serviços de qualidade no mercado, prestando serviços logísticos específicos diretamente a clientes ou aos próprios operadores logísticos. Esses últimos certamente utilizar-se-ão da terceirizaçãode suas atividades, em vista da abrangência dos serviços logísticos que podem ser prestados ao longo da cadeia de abastecimento (supply chain).

Figura 1: Motivadores para contratação de um operador logístico. Fonte: Costa (2007).


2. CONCEITO

O operador logístico é um fornecedor de serviços logísticos integrados (transporte, armazenagem, estocagem, informação) que busca atender comtotal eficácia as necessidades logísticas de seus clientes de forma individualizada e personalizada. No mundo, essa tendência já consolidada, proliferou-se chegando também no Brasil há pouco mais de dez anos. Isso se deve a necessidade de criação de elos fortes entre empresas produtoras e seus prestadores de serviços logísticos (PSL).
A tendência rumo a uma maior competitividade nessemercado global, está forçando as empresas a desenvolverem estratégias para adequarem seus produtos para competirem com mais eficácia e eficiência, maximizando os recursos no processo produtivo.
E nesse processo existe a figura dos operadores logísticos como uma tendência de logística empresarial moderna suprindo as demandas de forma integrada e personalizada. Esses operadores podem ser baseadosem ativos como também em informação e gestão. Os primeiros são aqueles possuidores de investimentos em transporte, armazéns, maquinas e equipamentos diversos. Já os últimos são aqueles que vendem conhecimento, ou seja, tem know how de gerenciamento das operações logísticas. Esse surgimento pode se dar tanto pela ampliação de serviços quanto pela diversificação das atividades.
No entanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operadores logisticos
  • Operador logistico
  • Operadores logisticos
  • Operadores Logisticos
  • Operador logístico
  • Operador logístico
  • operador logistico
  • OPERADOR LOGISTICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!