openbook

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
SISTEMA CIRCULATÓRIO
1. Definição:
É o sistema composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos e linfáticos, por meio do qual formam uma rede de transporte, onde o coração bombeia o sangue através do vasto sistema de vasos sanguíneos do corpo e os líquidos são drenados pelos vasos linfáticos.
2. Coração:
Um órgão formado por músculo estriado cardíaco, responsável por bombear o sangue para ocorpo através dos vasos da circulação sistêmica e para os pulmões, onde ocorrerá a hematose, através dos vasos da circulação pulmonar. É composto por quatro câmaras, as quais dois são átrios onde chegam as veias e dois são ventrículos de onde saem as artérias.
O coração possui um automatismo cardíaco que definirá a frequência cardíaca, seus batimentos e a regeneração de células. Esse automatismo sedá pelo nó sinoatrial, que é o marcapasso natural do coração e pelo nó atrioventricular, que vai definir a sequência de contrações dos átrios e ventrículos. A união desses dois nós e a característica do automatismo cardíaco será chamado de sistema de condução.
3. Vasos
Na condução do sangue estão presentes as veias e artérias. As veias trazem o sangue dos órgãos e tecidos para o coração, nocaso das veias pulmonares o sangue será arterial, ou seja, bem oxigenado, nos outros casos será venoso, ou seja, pouco oxigenado. As artérias levam sangue do coração para os órgãos e pulmões, no caso do tronco pulmonar o sangue será venoso e da aorta e suas afluentes será arterial. Se a espessura das veias e artérias for comparada, as veias, por causa da pressão sanguínea baixa serão mais finas e asartérias por receber alta pressão, terão calibre maior. Os vasos linfáticos são vasos que conduzem líquidos teciduais excedentes.
4. Inervação do coração:
O coração é inervado por fibras simpáticas e parassimpáticas do sistema nervoso autônomo. A inervação simpática tem origem nas porções torácicas superiores e cervical dos troncos simpáticos, e a inervação parassimpática deriva dos nervosvagos.
5. Linfonodos:
Essas estruturas fazem parte do sistema linfático e estão conectados aos vasos linfáticos. Eles são formados com pequenas massas de tecido linfático.

6. Circulação:


SISTEMA RESPIRATÓRIO:
1. Definição:
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, possibilitando a respiração celular.
2. Divisão:Ele se divide em:
- Porção de condução, formado pelo nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios.
- Porção de respiração, formado pelos pulmões, apenas.

3. Nariz:
O nariz é o órgão externo do sistema respiratório, responsável pelo fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões e é, também, responsável pelo olfato. É formado pelo nariz externo, a cavidade nasal e os seios faronasais(frontal, maxilar, esfenoidal e etmoidal)
4. Faringe:
É um tubo muscular com a função respiratória e digestória.
5. Laringe:
É um órgão tubular de fonação, situado anterior à faringe e ligado à traqueia.
6. Pulmões:
Órgãos em forma cônica, em número de dois, que realiza os movimentos inspiratórios e expiratórios. O ar chega até eles por meio das estruturas citadas acima, ligados à traqueia, quesão anéis cartilaginosos em forma de ‘C’. Essa traqueia irá se dividir em brônquios principais(direito e esquerdo), que se subdividem em brônquios lobares e origina a árvore brônquica.
Há diferenças entre o pulmão esquerdo e direito. No direito tem: 3 lobos, com fissura oblíqua e transversal, as impressões de contato são esofágica, da traqueia, das veias cavas. No esquerdo tem: apenas 2 lobos, com afissura oblíqua e as impressões são cardíaca, sulco do arco da aorta e da aorta desondente.
7. Inspiração e expiração:
A entrada de ar nos pulmões é chamada de inspiração, realizada pelos músculos intercostais internos e externos e diafragma. A saída de ar é chamada expiração podendo ser normal quando há retração passiva dos pulmões ou forçada, realizada pelos músculos intercostais, reto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!