Educacao Inclusiva

Páginas: 5 (1061 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Andreza Victoria da S. Santos
Fernanda Silvia de Jesus
Keliane dos Santos Souza
Prof.ª Daniela Morais Sousa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0929) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
06/11/2013


RESUMO

A educação para deficientes visuais sofreu muitos avanços desde a criação do Braille eas tecnologias ajudaram e ajudam nesses avanços que trouxeram maior independência e mobilidade aos cegos. Os softwares, mecanismo,sistemas,aparelhos tudo acessível e adaptado a necessidade de cada deficiente, entre eles podemos citar um recurso tecnológico criado no Brasil o Dosvox foi desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro é gratuito podeser baixado por qualquer pessoa pela internet e auxilia os cegos a terem maior acesso a educação. Outro importante auxilio vem das instituições e escolas que proporcionam a cesso a educação e a outros direitos básicos de cidadania ao deficiente visual. Tudo isso traz os cegos para o mundo da educação e também faz com a educação se adapte aos deficientes visuais, e assim uma harmoniosa interaçãoacontece.


Palavras-chave: Deficientes visuais, educação e tecnologia.
1 INTRODUÇÃO
Por muitos anos pessoas com deficiência visual foram excluídas da sociedade, elas viviam em uma total dependência e sem nenhuma perspectiva de acesso a educação. Com a criação e a popularização do Braille esse quadro começou a mudar e aos poucos cegos começaram a conquistar seu espaço na sociedade comocidadãos.
O Braille trouxe uma grande oportunidade de alfabetização e cultura para os deficientes visuais, a leitura e a escrita é algo real na vida de muitos cegos eles se tornaram mais independentes e as tecnologias estão trazendo um novo mundo cada vez mais dinâmico e pratico.
Computadores, software, celulares tabletes e vários outros aparelhos e mecanismos que facilitam a comunicação, locomoçãoe interação dos cegos.
“Pensar numa sociedade melhor para pessoas deficientes é necessariamente também pensar muna sociedade melhor para todos nós” (Ribas, 1998 – p 98)

TECNOLOGIAS ACESSIVEIS
As tecnologias acessíveis estão ganhando cada vez mais força entre os deficientes visuais, pois através delas eles passaram a ter maior autonomia.
Entre os sistemas, softwares e aparelhos maisutilizados estão Dosvox, Sonix, NVDA, Mec Daisy, JAWS, Openbook, Virtual Vision, El toque os Mágico, Impressoras e teclado em Braille, Oudiobook e Lupa eletrônica. Todos esses recursos auxiliam os deficientes visuais a terem acesso a educação.
O recurso mais interessante é o Dosvox sistema desenvolvido no Brasil pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro é um dossistemas mais utilizados pelos cegos, pois pode ser baixados gratuitamente na internet, além de executar atividades importantes como: Edição de textos para impressão em Braille, leitura e audição de textos, utilização de calculadora e agenda, jogos entre outras atividades.
A tecnológica simples de produção, o baixo custo e com sistema que fala e escreve português são fatores que contribuíram paratransformar o Dosvox num sucesso no meio das tecnologias assistivas.Percebe-se que a tecnologia é importante aliada na inclusão educacional dos deficientes visuais, com contribuições significativas e para que todos os cidadãos possam usufruir de um direito fundamental a educação.
INSTITUICÕES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL
O instituto Benjamim Constant (1. Bc) criado no Rio de Janeiro pelo Imperador D.Pedro II foi um dos primeiros locais no Brasil a possibilitar o acesso a educação para os cegos, depois da criação do IBC forma criados outros institutos nas demais capitais do pais.
Hoje podemos contar com varias escolas institutos que ajudam os cegos entre eles estão a renomada a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, considerada referencia na America Latina em atendimentos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!