ooi tudo bem preciso dessa bost

1271 palavras 6 páginas
Região norte
Vamos apresentar sobre a região norte
( ANDREZA)A região Norte é uma das cinco regiões brasileiras, sendo a mais extensa delas, com uma área de 3.869.635. Formada por sete estados : Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, suas maiores e principais cidades são Manaus, Belém e Porto Velho. O clima predominante na região é o equatorial, com exceção apenas no estado de Rondônia, no sul do Amazonas e no norte do Pará, onde o clima registrado é o tropical.
(ANDREZA)Na Região Norte está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia. Além da Amazônia, a região apresenta uma pequena faixa de mangue (no litoral) e alguns pontos de cerrado, e também alguns pontos de matas galerias. Na Região Norte, a latitude e o relevo explicam a temperatura; a temperatura e os ventos explicam a umidade e o volume dos rios; e o clima e a umidade, somados, são responsáveis pela existência da mais extensa, variada e densa floresta do planeta, ou seja, a Floresta Amazônica.
(ANDREZA) Os primeiros habitantes da Região Norte, como no resto do Brasil, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade de tribos e aldeias, do período pré-colombiano até a chegada dos europeus
(ANDREZA) O relevo nortista constitui-se de três grandes unidades geomorfológicas:
Planícies e Terras Baixas Amazônicas;
Planalto das Guianas;
Planalto Central.
(FELIPE)Sua hidrografia
A região apresenta a maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia amazônica, formada pelo rio Amazonas e seus milhares de afluentes
(FELIPE) Etinias
A população do Norte brasileiro é largamente formada por mestiços, descendentes de indígenas e portugueses. O Norte do Brasil recebeu e continua recebendo grande migração de pessoas vindas da região Sul e Sudeste do país. No século XX, o Norte também recebeu grande migração dos nordestinos, que foram trabalhar nos seringais do Amazonas e do Acre.
(felipe) Economia
A economia da região baseia-se nas atividades

Relacionados

  • Arquivos Simbidor 2007
    280343 palavras | 1122 páginas