ONU2

Páginas: 2 (321 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
ONU – Organização das Nações Unidas, ou não

O mundo, embora cada vez mais globalizado, sempre necessitou de organização. Para tanto, são criados grupos regionais ou mundiais para reger ofuncionamento geral das relações e ações internacionais, sejam elas políticas ou econômicas. Essa normas e decisões devem ser criadas de maneira que agradem a todos, porém, não é exatamente assim que o planetaTerra vem funcionando. Tomemos alguns fatos da nossa história recente, como o tratado de Westphalia.
Com o poder supremo concedido ao Estado através de tal tratado, assinado no ano de 1648, épraticamente impossível que uma associação global possa influenciar nas decisões dos países. Não é de hoje que a Organização das Nações Unidas, principal instituição dessa natureza, está sendo ignorada, tantopelos países signatários quanto pelos não signatários. Como exemplo, podemos citar a invasão dos Estados Unidos da América ao Iraque no ano de 2003, a qual foi totalmente reprimida pelo conselho e,mesmo assim, realizada com extrema força.
Porém, a existência de tal organização não pode ser desprezada. Alguns conflitos já foram encerrados sendo fortemente influenciados ao fim, pelo órgão. Podemoscitar a crise de Suez no Congo em 1956, bem com a guerra da Coréia, também na década de 1950, que foram apaziguados pelas forças pacificadoras da ONU, além das negociações de cúpula.
Considerando ahistória da Organização das Nações Unidas e pensando no seu futuro, podemos concluir que, se apoiada e apreciada pelo mundo, ela pode sim ser de extrema importância para a paz e as negociações, porém,isso não depende da Organização e sim dos países signatários. Segundo Francisco Carlos Teixeira da Silva, historiador da UFRJ, tudo indica que num futuro breve essa força irá funcionar. Com o fim dahegemonia dos países que hoje se encontram no topo e com uma consequente situação de poder mais igualitário entre os povos, todos devem ser interdependentes e assim, devem acatar as decisões para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!