Oncologia
Anna Karolina PícOli
Bárbara Poeys
Kamila Coimbra
Maylla Aguiar
Roberta Marchiori
ONCOLOGIA
vITÓRIA
2015
Anna Karolina PícOli
Bárbara Poeys
Kamila Coimbra
Maylla Aguiar
Roberta Marchiori
oNCOLOGIA
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de Recursos Fisioterapêuticos do curso de Fisioterapia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, sob a orientação do Professor Mestre Edmar Miranda.
Vitória
2015
Introdução
O presente trabalho sobre a oncologia, mais concretamente uma doença não contagiosa, o câncer pode ser definido como um grupo de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento descontrolado de células anormais, chamadas de malignas. O diagnóstico do câncer traz consigo uma série de sentimentos confusos e de difícil compreensão não apenas para o paciente, mas para todos os membros da família e amigos. O cuidado de Fisioterapia Oncológica requer, além de certa compreensão do profissional com o paciente e familiares, tornar a vida do paciente o mais ativa possível. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica do Artigo “Exercício em Pacientes Oncológicos: Reabilitação” “conduta terapêutica, como no pré-operatório, pós-operatório”.
1. história do CÂncer
No século XIX, o patologista Virchow afirmou, enquanto examinava tumores pelo microscópio, que “toda célula vem de outra célula”. Isso estabeleceu bem cedo que o câncer era uma doença celular. Uma forma de caracterizar o ciclo celular tanto em células normais quanto nas neoplásicas é pelo tempo necessário para duplicar a população celular (tempo de geração). Nas células normais, esse tempo de geração é bem regulado e controlado. Já nos cânceres as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. O crescimento fora de controle e invadindo outros tecidos é o que torna