Oncologia
SEMINÁRIO: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA ONCOLOGIA
NATAL/22-06-2012
SEMINÁRIO: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA ONCOLOGIA
NATAL
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O trabalho aqui descrito apresenta uma pesquisa de caráter bibliográfico, relatando sobre a atuação dos profissionais da enfermagem na área da oncologia. Neste capítulo nos será apresentada à contextualização, o objetivo geral e objetivos específicos e, em seguida a estrutura da pesquisa.
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO Este trabalho é de caráter bibliográfico e descritivo, pois engloba a história da oncologia com relação a sua epidemiologia, os tipos, seus tratamentos, cuidados por parte do profissional da área e ainda há uma entrevista que relata sobre a visão do profissional da área com relação ao assunto abordado.
1.2. OBJETIVO
1.2.1Objetivo Geral Concretizar uma pesquisa bibliográfica sobre a atuação da enfermagem na oncologia.
1.2.2 Objetivos Específicos
- Caracterizar a oncologia;
- Realizar levantamento sobre a atuação da enfermagem na doença;
- Mostrar novas medidas com relação à atuação dos profissionais.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Epidemiologia
-Etiologia
A etiologia do câncer é multifatorial, com fatores genéticos, ambientais, clínicos e de estilo de vida interagindo para produzir uma determinada neoplasia. Cerca de 10% dos casos de câncer ocorrem em pessoas que já abrigam uma mutação genética germinativa, ou seja, tais pessoas já nascem com uma predisposição genética para determinado câncer ou cânceres. A informação genética promove um meio de identificar essas pessoas. Fontes de informação genética incluem amostras de DNA, informações de casos semelhantes na família, achados de exame físico e prontuários médicos. A conclusão de que um indivíduo tem um risco aumentado para desenvolver câncer tem implicações de manejo que podem levar a intervenções