“Olhares e leituras contextualizados em espaços culturais”

Páginas: 6 (1375 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2012
[pic]







Andréia de Lira Silva RA: A61911-9

Elisângela Martins Oliveira Fogaça RA: A45295-8

Eunice Solange Costa Guedes RA: A530AH-0









“OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADOS EM ESPAÇOS CULTURAIS”





MUSEU MASP







Santana de Parnaíba

2.012



[pic]



O museu MASPconsiste em um espaço social e cultural que tem como missão "Incentivar, divulgar e amparar, por todos os meios ao seu alcance, as artes de um modo geral e, em especial, as artes visuais, visando o desenvolvimento e o aprimoramento cultural do povo brasileiro"







1. Introdução

Fundado em 1947, o MASP (Museu de arte de São Paulo) foi idealizado por Assis Chateaubriand,empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano. A princípio, instalou-se em quatro andares do prédio dos Diários Associados, império de Chateaubriand formado por 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, editora e a revista O Cruzeiro.

As primeiras obras de arte do museu foram selecionadas pessoalmente por P. M. Bardi na Europado pós-guerra, em suas inúmeras viagens às principais capitais culturais com Chateaubriand. Chatô, como era chamado, usava seu prestígio político-empresarial entre os grandes empresários da época para arrecadar os recursos para a aquisição das obras.

Como São Paulo era na época a grande capital financeira, principalmente devido à circulação do dinheiro das indústrias e do café,decidiu-se que o MASP seria construído nesta cidade. A nova sede, na próspera Avenida Paulista, foi projetada por Lina Bo Bardi. Foram 12 anos entre projeto e execução. Lina trabalhou sob uma condição imposta pelo doador do terreno à prefeitura de  São Paulo: a vista para o Centro da cidade e para a Serra da Cantareira teria de ser preservada, através do vale da avenida 9 de Julho.

Assimnasceram as quatro colunas do atual museu com um vão livre de 74 metros, assim nasceu um dos cartões postais da cidade de São Paulo, foi inaugurado em 1968. A inauguração do novo prédio contou com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, além das maiores autoridades brasileiras da época e uma grande participação popular em frente ao edifício.
Como o prédio foi projetado suspenso pelasduas colunas e a vista da Paulista para o centro da cidade fosse preservada, foi concebida uma esplanada abaixo do edifício. Conhecida hoje como “vão livre”, havia sido idealizada por Lina como uma grande praça para crianças, famílias, com brinquedos e muitas plantas. Na reforma de 1997, o prédio recebeu um terceiro andar subsolo, onde está hoje à reserva técnica, moderno espaço queabriga as peças do acervo enquanto não estão em exposição.

Em 2007, o MASP teve sua coleção reorganizada em 4 grandes exposições, pelo curador coordenador do museu, Prof. Teixeira Coelho, em comemoração aos 60 anos do museu. O museu vem proporcionando ao público brasileiro, desde sua fundação, centenas de exposições de artistas estrangeiros e grandes exposições internacionais, através doIntercâmbio de obras com diversos museus no mundo e o patrocínio de empresas parceiras, e permanentemente apresenta as obras dos artistas radicados no Brasil através de uma visão contemporânea da produção atual de todas as manifestações artísticas.





1.1 Especificações da visita

[pic]

O grupo compareceu ao MASP na data de 01/04/2012, onde o museu propiciava diversasexposições:



• COLEÇÃO PIRELLI/MASP DE FOTOGRAFIA

Concebida em 1990 e com sua primeira versão realizada em 1991, a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia completa 21 anos com a exibição de cem obras de dez fotógrafos que fizeram história na arte contemporânea brasileira dos últimos 60 anos.





• OBRAS DA FONDAZIONE GIORGIO E ISA DE CHIRICO:
O SENTIMENTO DA ARQUITETURA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADOS EM ESPAÇOS CULTURAIS
  • Olhares e leituras contextualizados em espaços culturais
  • “Olhares e leitura contextualizada no espaço cultural”
  • OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS
  • olhares e leituras contextualizadas em espaços culturais
  • “OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS”
  • Olhares e leituras contextualizadas em espaços culturais
  • olhares e leituras contextualizadas em espaço cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!