“OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS”

Páginas: 7 (1536 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013



UNIVERSIDADE PAULISTA







PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – 3° E 4° PERÍODO








“OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS”













Brasília - DF
2013

Brasília 2013.

MESTRES DO RENASCIMENTO OBRAS-PRIMAS ITALIANAS





Alunas: RA:
Aline deAraújo B54DFG-4
Ana Cristina Elias B3555A-3
Katia Soares B. Araújo B270AE8
Ivone Cardoso de Oliveira B355581
Rosângela Francisca de Lima T173GD6


INTRODUÇÃO

Uma exposição, com 57 obras-primas de ilustres coleçõesitalianas, públicas e privadas, apresenta ao público a riqueza da arte, o Renascimento. Com o intuito de mostrar aos visitantes o percurso do movimento renascentista em toda a Itália, as pinturas, esculturas e desenhos foram selecionados um a um. Entre elas obras de Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Sandro Botticelli, Ticiano, entre outros.
Através dessa exposição, o visitante pode conhecermais sobre a arte desse período na Itália, a forma de expressão e compreensão dos artistas e também os costumes da época.
Essa amostra foi realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em parceria com o grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, Brasilprev, Cielo e BB DTVM, com o intuito de promover o acesso a cultura, acessibilidade a historia da arte e obras-primas consideradaspatrimônio cultural da humanidade.





OBJETIVO GERAL:
A visita juntamente com o trabalho, tem como pretensão o conhecimento da arte Renascentista e suas especificidades característicos de seu século.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Acesso a obras-primas de outros países.
Proporcionar o desenvolvimento do pensamento artístico.
Desenvolver sensibilidade a percepção e imaginação artística.
Promovera socialização da arte.
Desenvolver a sensibilidade estética que visa a apreciação, criação, imaginação e sentidos.






DESENVOLVIMENTO:

Visita da turma de Pedagogia do 3° e 4° Período da UNIP, realizada dia 24/10/2013 das 10 as 11:40hs no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acompanhado da professora e monitora da APS: Edith Domingues.
Área de conhecimento: Educação, Cultura,Arte e História.

Itália ainda não era considerada um país e receberia esse nome anos mais tarde, esse território era dividido em Cidades-Estado e uma delas era Florença.
No século XV (15), considerado o “Quattrocentro”, nascia uma nova revolução artística em Florença que foi chamada de Renascimento, nome dado devido à mudança da visão e que na época medieval consideravam Deus e a igreja comocentro do universo e no século XV já o homem passa a ter esse título renascendo então uma visão de perspectivas e autonomias. Após surgimento em Florença, o Renascentismo se espalhou por outras Cidades- Estado, como Veneza, Ferrara, Roma e Urbino.
A primeira geração de artistas renascentistas foi composta por Brunelleschi, Donatello, Masaccio, Fra’ Angelico e suas obras inovadoras, comexpressões destacadas, representação da profundidade em espaços planos, naturalismo de corpos e paisagens.
Segunda geração de artistas foi formada por mestres da primeira e também Perugino, Bellini, Mantegna e Verrocchio que foi o professor-Mestre de Leonardo da Vinci.
Já no século XVI (16) a estética do Renascimento começa a amadurecer e transformar-se mudando a dureza de expressões corporais egeometrias, dando lugar ao natural produzidas por Leonardo, Michelangelo e Rafael Sanzio. Em 13 de Janeiro de 1563 em Florença, Giorgio Vasari cria a Academia e Companhia das Artes e do Desenho o que o torna o primeiro historiador da arte, tendo como aluno, Galileo Galilei entre outros.
O final dessa historia ocorre com a vitória nas batalhas contra os turcos do Império Otomano, reunindo as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • olhares e leituras contextualizadas em espaço cultural
  • “Olhares e leitura contextualizada no espaço cultural”
  • OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS
  • olhares e leituras contextualizadas em espaços culturais
  • “Olhares e leituras contextualizados em espaços culturais”
  • OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADOS EM ESPAÇOS CULTURAIS
  • Olhares e leituras contextualizados em espaços culturais
  • Aps “olhares contextualizados sobre espaços culturais”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!