“Olhares e leitura contextualizada no espaço cultural”

Páginas: 9 (2150 palavras) Publicado: 12 de maio de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CAMPUS – ANCHIETA











Atividades Práticas Supervisionadas da Disciplina:

Metodologia da Arte Movimento e Corporeidade











“OLHARES E LEITURA CONTEXTUALIZADA NO ESPAÇO CULTURAL”













São Paulo

Novembro/2012

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CAMPUS – ANCHIETA





“OLHARES E LEITURACONTEXTUALIZADA NO ESPAÇO CULTURAL”

PINACOTÉCA SUA HISTÓRIA E SUAS OBRAS



























Mariana da Silva A8328e7










São Paulo - SP
Novembro/2012
1 - INTRODUÇÃO

O trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas foi desenvolvido por meio de aulas teóricas, discussões de textos em sala de aula.
Aparte prática inclui visita a Pinacoteca de São Paulo que se localiza no Largo General Osório, 66 – na Estação Luz do Metro, esta visita foi realizada no dia 08 de Setembro de 2012. A Pinacoteca consiste em um espaço social e cultural que incentiva e divulga por todos os meios ao seu alcance as artes de um modo geral, principalmente as artes visuais, visando o desenvolvimento e aprimorando acultura do povo brasileiro.
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, pertencente à Secretária de Estado da Cultura. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalada no antigo edifício do Licceu de Artes e Oficíos, projetado no final doséculo XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que sofreu uma ampla reforma com projetos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.

O acervo original da Pinacoteca com a transferência, do então Museu do Estado, hoje Museu Paulista de Universidade de São Paulo, de 26 obras de importantes artistas que atuaram na cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino,Antonio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Atravessou seu primeiro século de atividades acumulando realizações e formou um significativo acervo, hoje com cerca de nove mil obras. Passou por uma marcante transformação assumindo-se, gradativamente, como um museu de arte contemporânea, comprometido com a produção de seu tempo, com destacada presença no cenário artístico do País.

O focoprincipal de todo trabalho desenvolvido pela Pinacoteca do Estado de São Paulo é constituir, consolidar, ampliar, aprimorar a qualidade de experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguardar e comunicar um acervo museológico, arquivística e bibliográfica de artes visuais, produzido por artistas brasileiros ou intrinsecamente relacionado com a cultura brasileira, seusedifícios e memoriais; visando o aprimoramento da experiência do público com as artes visuais, e o estimulo à produção e ao conhecimento artístico.

1.1- AÇÃO EDUCATIVA

Os objetivos do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca estão voltados a desenvolver a partir das obras do acervo, promover a qualidade da experiência do público no contato com as obras, garantir a ampla acessibilidade ao museu,além de incluir aquelas pessoas que habitualmente não são frequentadoras e incentiva-las a visitação.

A proposta dos programas educativos é atuar por meio de estímulos capazes de estabelecer diálogos com os visitantes, tendo como ponto de partida sua percepção, interpretação e compreensão das obras enfocadas, para a construção de significados possíveis.

1.2- ATENDIMENTO E LOCALIZAÇÃOLargo General Osório, 66 – Centro
Telefone (11) 3335-4997 / 3335-4998 e 3335-5196
Terça a Sexta-feria das 10h as 17:30
Sábados e feriados 10h as 13h e das 14h as 17h30 Entrada Franca
Informações: biblioteca@pinacoteca.org.br


Apartir desse trabalho, buscaremos mostrar como a arte tem contribuído dentro da área educacional no que se refere ao desenvolvimento do aprendizado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • olhares e leituras contextualizadas em espaço cultural
  • OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS
  • olhares e leituras contextualizadas em espaços culturais
  • “OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS”
  • “Olhares e leituras contextualizados em espaços culturais”
  • OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADOS EM ESPAÇOS CULTURAIS
  • Olhares e leituras contextualizados em espaços culturais
  • Aps “olhares contextualizados sobre espaços culturais”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!