Olasdsafdshdf

812 palavras 4 páginas
Teoria da Gestalt
Introdução

A teoria foi criada pelos psicólogos alemães Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940), nos princípios do século XX.

A teoria da Gestalt, considera os fenómenos psicológicos como um conjunto autónomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna.

Funda-se na ideia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes.

A percepção não funciona por somatório de partes mais pequenas dos objectos percebidos, mas por totalidade. Os objectos organizam-se perceptivelmente numa estrutura global que determina a forma, a dimensão e a função das partes e, por outro, é determinada pelas próprias partes e pelas suas relações.

Existem três grandes princípios: - Campo perceptivo; - Estrutura; - Forma.

Campo perceptivo, é a situação espáciotemporal, com características constantes em todos os seus pontos, que é suporte dos fenómenos visuais. Um filme, uma mesa, uma folha de papel, um monitor, podem ser campos perceptivos.

Estrutura, é o esqueleto mais simples que pode apoiar as características espaciais da forma e a relação entre as partes. É a maneira como se organizam as partes de um todo.

A forma, é a zona do campo visual que se isola e assim se destaca. Temos tendência para preencher, mentalmente, espaços abertos ou formas interrompidas, dando continuidade virtual ao que se apresenta descontinuo.

Boa forma é aquela que mais facilmente se identifica num conjunto de formas, ou seja, são as mais simples, regulares, simétricas e equilibradas, contendo uma forte unidade estrutural.

Relação forma / fundo O fundo é o que podemos chamar de campo visual. É caracterizado pela sua homogeneidade. Passa despercebido e é complementar da forma.

Consideramos forma o que está em primeiro plano

As áreas convexas tendem a ser vistas como formas e as côncavas como fundo ou vazio.

As áreas menores tendem a ser vistas como formas.

Embora a letra a

Relacionados