Ola tudo bem

Páginas: 11 (2613 palavras) Publicado: 30 de abril de 2013
Disciplina: Empreendedorismo
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Aula 05. O Plano de Negócios
1

O Plano de Negócios
Empreendedorismo remete-se ao Plano de Negócios (Bussiness Plan), sendo considerado como parte fundamental para o empreendedor, onde constará o planejamento do start-up da empresa, suas ações e delineamento das estratégias.
2

O Plano de Negócios
Apesar dereconhecidamente um fator obrigatório para o acesso ao crédito, o Plano de Negócio se popularizou a partir do Programa Softex, da década de 90, somado ao Programa Brasil Empreendedor do início de 2000.
3

Por que Planejar?
Os índices de falência na ordem de 70% nos primeiros anos das empresas brasileiras, agregada a números que aproximam a 50% no EUA, levam a constatação que a falta deplanejamento ocupa as primeiras posições dentre as causas atribuías ao motivo. Vejamos ainda:

4

Por que Planejar?
Incompetência Gerencial ................. 45% Inexperiência no Ramo .................... 09% Inexperiência em Gerenciamento .... 18% Expertise Desbalanceada ................. 20% Negligência nos Negócios ................ 03% Fraudes ............................................. 02%Desastres .......................................... 01%

T O T A L . . . . . . . . . . . . . . . . 98%
Fonte: SBA, 1998 (Small Business Administration)

O planejamento permite não apenas sonhar, mas transformá5 lo em ações concretas, reais e mensuráveis.

Mas com precaver armadilhas?

dessas

1º. Capacitação gerencial contínua 2º. Aplicação de conceitos teóricos 3º. Planejamentoperiódico das ações
Apesar do brasileiro não ter tradição de Planejamento, sobra criatividade e persistência! 6

Mas com precaver armadilhas?

dessas

Os exemplos americanos demonstram que o sucesso das Micro e Pequenas Empresas em estágio de maturidade é creditado ao empreendedor que planejou corretamente o seu negócio e realizou a análise de viabilidade criteriosa do empreendimento.

7 Vejamos três fatores podem comprometer:

que

1. Toda empresa necessita de um planejamento do seu negócio para poder gerencia-lo e apresentar sua ideia a investidores, bancos, clientes, etc.

2. Toda entidade provedora de financiamento, fundos e outros recursos financeiro, necessita de um plano de negócios da empresa requisitante para poder avaliar os riscos inerentes ao negocio;

8 Vejamos três fatores podem comprometer:

que

3. Poucos empresários sabem como escrever
adequadamente um bom plano de negócios. A maioria destes são micro e pequenas empresários que não tem conceitos básicos de planejamento, vendas, marketing, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, projeções de faturamento etc. e quando entendem o conceito, geralmente não conseguem colocá-lo objetivamente em umPlano de Negócios. 9

A importância do Plano de Negócios
O professor Sahlman, da Harvard Business School, aponta que poucas áreas tem atraído tanto a atenção dos homens de negócio, como o Plano de Negócios, com dezenas de livros e artigos escritos e publicados.
10

A importância do Plano de Negócios
Somado a isso temos outras inúmeras iniciativas como programas de formação e capacitação deempreendedores, onde o foco principal é a confecção de um plano de negócio, atendo-se ao cuidado de que seu conteúdo seja aplicável ao negócio e NÃO contenha números recheados de entusiasmo ou fora da realidade.
11

A importância do Plano de Negócios
O Plano de Negócio deverá conter então passos realizados de forma racional em um documento que sintetize e explore as potencialidades de seunegócio e riscos inerentes a eles. Deve também mostrar a viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado.
Vale um recado importante: pior que não planejar, é fazê-lo erroneamente, e pior, conscientemente. 12

A importância do Plano de Negócios
Um Plano de Negócio bem elaborado, pode ser a porta de acesso a aprovação de empréstimo, ingresso a uma incubadora, solicitação de bolsas ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ola tudo bem
  • ola tudo bem?
  • ola
  • ola tudo bem
  • ola e oi tudo bem
  • ola tudo bem
  • ola tudo bem
  • Ola? Tudo bem? Como vai?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!