ola tudo bem

Páginas: 9 (2024 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014
QUESTÃO 1

O resumo extraído da Scielo Brasil intitulado Entre o projeto de modernidade e a efetivação da democracia: marcas deixadas na construção da vida social brasileira, de Giselle Silva Soares, constitui-se de uma estrutura que o inclui nos gêneros da esfera acadêmica. O resumo é marcado pela concisão, clareza e objetividade. O tema escolhido foi democracia, contudo, a seleção daabordagem para o desenvolvimento dos períodos secundários também é de extrema importância para coerência deste texto. Leia o resumo e identifique a abordagem utilizada pela autora, justificando a sua pertinência.

A autora reitera os valores da democracia, porém sempre fazendo uma comparação com o passado e as novas medidas tomadas para a mudança desse quadro no Brasil. Chegando a dizer que amodernidade da democracia brasileira é atrasada e que a estrutura social do país é comprometida por fatores como o citado anteriormente.

A mobilização social como instrumento de exercício pleno da democracia é um tema que vem recebendo uma atenção especial por parte da mídia, principalmente quando se observam contextos que sugerem mudanças de governo ou quebra de paradigmas de qualquer ordem. SegundoMarilena Chauí (1980), a ideologia é um mascaramento da realidade social que permite a legitimação da exploração e da dominação. Leia o fragmento extraído do artigo científico intitulado Entre o projeto de modernidade e a efetivação da democracia: marcas deixadas na construção da vida social brasileira, de Giselle Silva Soares, e se posicione acerca das considerações da autora.

A autora trata ademocracia como um sistema mal implantado na sociedade brasileira e sugere a reeducação da sociedade afim de que este sistema cumpra o seu papel, ou seja, torne-se efetivamente o "poder do povo", uma vez que ela aponta falhas como a falta de participação do povo no processo completo da democracia.

QUESTÃO 3

Leia a citação abaixo, extraída do artigo científico intitulado Entre o projeto demodernidade e a efetivação da democracia: marcas deixadas na construção da vida social brasileira, de Giselle Silva Soares.

A questão da democracia é decisiva para a vida social brasileira, inclusive seus "limites puramente formais-liberais", pois seu "caráter elitista e autoritário" assinalou toda a "evolução política, econômica e cultural do Brasil", inclusive nos "breves períodos democráticos".Em decorrência desse fato, às forças populares caberia a inversão da "tendência elitista" presente no cenário sociopolítico brasileiro, eliminando suas "consequências nas várias esferas do ser social brasileiro", uma vez que tal elitismo se reveste como "profunda renovação democrática do conjunto da vida brasileira". (COUTINHO, 1980, p. 33).

Coutinho, na citação supracitada, institui às forçaspopulares o papel predominante de inversão da tendência ao elitismo, que viabiliza as distorções, nas várias esferas do ser social brasileiro. Apresente suas considerações sobre o entendimento do que vem a ser este ser social.

3. Há no contexto geral, uma crítica ao posicionamento da sociedade, enquanto "ser social", no que se refere à posição que cada brasileiro e brasileira se estabelece.Considera-se a falta de consciência do cidadão acerca do seu papel perante à sociedade na qual se estabelece.
QUESTÃO 1

O resumo extraído da Scielo Brasil intitulado Entre o projeto de modernidade e a efetivação da democracia: marcas deixadas na construção da vida social brasileira, de Giselle Silva Soares, constitui-se de uma estrutura que o inclui nos gêneros da esfera acadêmica. O resumo émarcado pela concisão, clareza e objetividade. O tema escolhido foi democracia, contudo, a seleção da abordagem para o desenvolvimento dos períodos secundários também é de extrema importância para coerência deste texto. Leia o resumo e identifique a abordagem utilizada pela autora, justificando a sua pertinência.

A autora reitera os valores da democracia, porém sempre fazendo uma comparação com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ola tudo bem
  • ola tudo bem?
  • ola
  • ola tudo bem
  • ola e oi tudo bem
  • ola tudo bem
  • Ola tudo bem
  • Ola? Tudo bem? Como vai?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!