oiuiiuoi;ppl

568 palavras 3 páginas
Propriedades dos Metais

Os metais possuem muitas propriedades características deles, que faz com que ele tenha uma grande funcionalidade no nosso dia-a-dia. Essas propriedades vêm do tipo da estrutura e do tipo de ligação dos metais.
Veremos agora algumas propriedades dos metais: são substâncias muito abundantes na natureza, sendo encontrados geralmente sob a forma de minério, que é depois transformado para que se possa extrair o metal. Como os átomos dos metais são iguais e estão próximos uns dos outros, os eletrões livres de um átomo (aqueles que se encontram na camada de valência, ou seja, no último nível de energia) têm grande mobilidade, pois são atraídos simultaneamente pelos núcleos dos átomos vizinhos, podendo assim deslocar-se de uns para outros, como se vagueassem através do metal.
É este "mar de eletrões livres" que, sob a ação conjunta dos núcleos dos átomos regularmente dispostos, cria as forças de ligação entre os átomos metálicos (a ligação metálica).
Este modelo de ligação metálica é conhecido pelo modelo do mar de eletrões. Assim, podemos dizer que os metais são formados por iõs positivos, mergulhados num mar de elétrons livres,
As suas propriedades fazem com que estes tenham uma imensa aplicação no nosso dia a dia, pelo que, não podemos talvez imaginar como seria a nossa vida sem eles.

Exemplos de metais

Ouro
Cobre
Alumínio

Têm brilho metálico.
São geralmente sólidos à temperatura ambiente (com pouca exceções, como o Mercúrio)
São maleáveis e dúcteis.
São bons condutores de corrente elétrica.
São bons condutores de calor.
Os pontos de fusão e de ebulição são geralmente elevados, mas variam bastante.
Apresentam uma densidade elevada

O metal é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia a dia. Encontramos embalagens de metais, fios e outros produtos metálicos em diversos produtos.
- Latas de alumínio (refrigerante, cerveja etc) e aço (latas de sardinha,

Relacionados