oirtuty

761 palavras 4 páginas
Aquecimento Global: Causas
O que é? Causas prováveis?
O aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XIX e que deverá continuar no século XXI.
Existem duas principais teorias sobre a causa deste fenômeno:
A primeira, defendida por uma parcela dos pesquisadores, atribui este acontecimento a um processo natural, no qual a Terra está passando por uma fase de transição, saindo da era Glacial para Interglacial, aumentando sua temperatura.
A segunda, que é mais aceita, defende que o aquecimento global é causado pelo aumento das concentrações dos gases do efeito estufa na atmosfera, emitidos principalmente pelos seres humanos e suas criações.
Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) 2007 – maior parte do aumento da temp se deve a concentrações crescentes de gases do efeito estufa
Mas o que é o efeito estufa?
O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra.
O efeito estufa ocorre assim: A energia do sol que chega no planeta é em parte refletida e lançada de volta para o espaço e, em parte, absorvida pelos oceanos e pela superfície terrestre, permitindo o seu aquecimento. Esta energia que é absorvida é parcialmente irradiada de volta a atmosfera em forma de calor, mas este não se dispersa no espaço devido aos gases estufa que impedem sua passagem, retendo o calor.
De fato, é a presença desses gases na atmosfera o que torna a Terra habitável, pois, caso não existissem naturalmente, a temperatura média do planeta seria muito baixa, da ordem de 18ºC negativos. A troca de energia entre a superfície e a atmosfera mantém as atuais condições, que proporcionam uma temperatura média global, próxima à superfície, de 14ºC.
Então, Qual é a diferença entre um e outro?
O Efeito Estufa é um processo natural que torna a Terra habitável em relação à sua temperatura. Já o aquecimento global é um

Relacionados