oinosso amigo

2417 palavras 10 páginas
Vivia longe dos homens, só se dava bem com os animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, guardava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se agüentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos - exclamações, onomatopéias. Na verdade, faltava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas." (Graciliano Ramos, Vidas Secas)

Pode-se dizer que, na linguagem da personagem, as exclamações e onomatopéias funcionam como:
a) Conteúdo.
b) Código.
c) Causa.
d) Vocabulário.
e) Ênfase.

ANÁLISE DE TEXTOS
Aprenda AGORA Português

InícioÍndiceArquivo100 dicasGlossárioInstagramPinterestTwitterPrivacidadeSobre
Vestibular da FUVEST – exercícios com gabarito [3]

Aqui no blog tenho postado uma série de exercícios retirados dos vestibulares da FUVEST. Todos eles têm gabarito e sei que isso facilita bastante na hora de estudar. Hoje trago mais 24 exercícios de Língua Portuguesa e Literatura.

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA FUVEST

1) "Podemos gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, poetas superiores a ele; mas ele só nos é dado amar ou repelir. Sentiu e concebeu demais, escreveu em tumulto, sem exercer devidamente o senso crítico, que possuía não obstante mais vivo do que qualquer outro poeta romântico, excetuando Gonçalves Dias. Mareiam a sua obra poemas sem relevo nem músculo, versalhada que escorre desprovida de necessidade artística. O que resta, porém, basta não só para lhe dar categoria, mas, ainda, revelar a personalidade mais rica da geração." (Antonio Candido, Formação da Literatura Brasileira)

Com relação a gostar e amar ou repelir, podemos depreender que:
a) Gostar de não

Relacionados