Oi tudo bom com vc

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Questionário



1: Por que podemos atribuir á consciência  a causa primordial do surgimento da religiosidade?

Através da consciência, o homem descobre-se diferente e percebe a realidade exterior como independente da ação.


2: Por que a consciência do tempo nos leva a consciência da morte? Qual o papel dessa consciência no surgimento da religiosidade?

Através da consciência detempo, o homem sabe que os seres desaparecem. Isso nos leva a conceber uma existência futura para onde vamos após a morte.


3: O que é a experiência do sagrado?

É a presença de uma potência ou de uma forca sobrenatural que habita algum ser. Se manifesta na diferença entre os seres na superioridade de alguns outros.


4: Explique como, em  várias culturas, a ligação entre o sagrado e o profanoé simbolizada no momento da fundação de uma ladeia ou cidade.

Um ritual durante o ato fundador confere ao ato um caráter profano como ação administrativa e lhe dá ao mesmo tempo o status de ato sagrado, de proteção da divindade ao ato administrativo. No Brasil colonial, por exemplo, o ato de fundação é acompanhado de uma missa; a aldeia ou cidade recebe um nome religioso, normalmente de umsanto que se espera que "proteja" o novo território.


5: Por que a religião se dirige às emoções? Por que pede somente fé e piedade?

Porque se dirigem às paixões do crente, a religião lhe pede uma só coisa: fé, ou seja, confiança.


6: Por que são criados os ritos?

Porque a religião liga humanos e divindade, porque organiza o espaço e o tempo, os seres humanos precisam garantir que aligação e a organização se mantenham e sejam sempre propícias.


7: O que é um objeto tabu? Dê exemplos de tabus.

O conceito de tabu possui diversas formas, são muitos os objetos, todavia a palavra tem como principal sentido a restrição ou proibição de algo que vem de encontro a princípios culturais, morais e religiosos, aquilo que uma vez violado supõe-se como desrespeito ao sagrado. É grande,portanto a complexidade e diversidade da noção de tabu. 
Há, por exemplo, o fator virgindade. Nossa cultura diz que o casamento é uma aliança, e como toda aliança, envolve sangue.


8: Explique a diferença entre religiões da revelação das leis e religiões da iluminação mística.

Nas religiões da revelação e divindade usa intermediamos para revelar a lei.


9: Como as religiões explicam aorigem ou a causa da morte humana?

As explicações variam muito. As religiões fundamentadas na aliança de Abraão, ou seja, judaísmo, cristianismo e islamismo caracterizam a morte como a consequência da desobediência de Adão à vontade de Deus. Ignorando a proibição divina, ele comeu da fruta da Árvore da Ciência do Bem e do Mal e, por essa afronta, foi expulso do paraíso, onde a morte nãoexistia, e se tornou mortal. Analisando o mito teologicamente, significa que a natureza do homem, que o leva a praticar más ações (o pecado), o afasta de Deus, fonte da vida, e por isso ele precisa usar a vida para resistir ao pecado, ganhando novamente o direito à vida eterna depois da morte.

As religiões reencarnacionistas (Budismo, Hinduísmo, Espiritismo, etc.) afirmam que a vida é um ciclo, que éutilizado pela alma para se aperfeiçoar - ou não, quando ela desperdiça a oportunidade. Assim, a morte é o momento de renovação, quando o espírito se liberta de uma fase para outra, onde vivem novas experiências evolutivas (o hinduísmo acredita que também pode ser evolutiva). Quando atinge o nível máximo de evolução, o espírito não precisa mais reencarnar, e, portanto deixa de experimentar amorte. 

As religiões animistas (africanas, xamânicas, etc.), vêem o ser humano como parte da natureza, onde tudo tem um ciclo: o dia e a noite, o ciclo da chuva, o ciclo reprodutivo, a cadeia alimentar, a vida e a morte. A morte é a geratriz da vida: o animal morto aduba a terra, a presa morta pelo predador o alimenta. Se ninguém morresse, como haveria alimento para todos? Por essa razão, a morte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oi tudo bem com vc ??
  • oi tudo bem com vc
  • oi tudo bem com vc
  • Oi tudo bom
  • oi tudo bom
  • Oi tudo bom
  • Oi tudo bom
  • Oi, tudo bom

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!