OFICINA DE PORTUGUES

350 palavras 2 páginas
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização do ser humano, mas na maioria das vezes, é realizada através de instruções verbais durante as atividades diárias. Serve de veículo para a comunicação, ou seja, constitui um instrumento social usado em interações visando à comunicação
Falar e escrever são formas diferentes de dizer e expressar significados construídos na linguagem e pela linguagem. A língua é, acima de tudo, um fenômeno oral. Através do som se iniciou a comunicação humana. Não escrevemos e lemos sempre do mesmo jeito. Estamos inseridos em um meio social que sofre alterações externas e internas.
Afinal, a língua falada é a língua que foi aprendida pelo falante em seu contato com a família e com a comunidade, logo nos primeiros anos de vida. É o instrumento básico de sobrevivência que diferencia o homem dos animais.
A escrita também não é uma modalidade fixa, não é sempre formal, sofisticada, planejada, assim como a fala não é, em todas as situações de comunicação, informal, coloquial e sem planejamento. Portanto a linguagem oral é viva e como tudo o que é vivo, sofre mudanças naturais durante os anos, já a gramática é praticamente estática, ou seja, dificilmente sofre alterações.
Sem dúvida que a língua portuguesa é uma das mais complexas, onde muitos encontram dificuldades tanto para falar quanto para escrever já que é sempre cheia de regras e normas que se confundem facilmente.
As regras são tantas que muitas vezes acabamos nos confundindo, por isso a melhor forma de se escrever corretamente usando todas as regras é praticando em casa e ficar de olho nas novas regras da ortografia.
Contudo sabemos que todos tem o direito de estudar e frequentar a escola, mas milhares de pessoas não sabem ler e nem escrever devido à vida difícil para ajudar no sustento da família e complementar a renda, com isso acaba se tornando comum ver placas e pinturas com escritas incorretas.

Relacionados

  • Coordenação nervosa
    4113 palavras | 17 páginas
  • Apostila de comunicação e linguagem
    22921 palavras | 92 páginas
  • fonética
    73879 palavras | 296 páginas
  • Fichamento
    201443 palavras | 806 páginas