Int.poli

2081 palavras 9 páginas
RELATÓRIO DE LEITURA

Comecemos a falar sobre Ciência Política, para entendermos tal assunto precisamos começar a falar do princípio.
Não podemos falar que Atenas é o começo da política, pois política sempre existiu, porém podemos falar que onde começou a ter um amplo estudo e a participação do povo na política, mas não eram todos que podiam participar, pelo fato da forma como eles vivem e se constituíam a sua sociedade.
Para eles, a política era quase que obrigatória à participação de todos os cidadãos, os que não participavam eram vistos com maus olhos do resto da população. Nesse sentido, hoje, como a democracia do nosso país é de fato consumada na não participação da política, não apenas no Brasil, mas desdá denominação de "democracia" na independência dos Estados Unidos em 1776, por um francês. Como se pode perceber a pouco interesse na política por parte da grande parte da população, e com isso os políticos governantes conseguem usufruir da população como um todo, pois hoje há uma descrença nos políticos , e como a população não faz nada eles continuam no governo. Não que todos os políticos sejam corruptos.
Segundo Marco Aurélio Nogueira, há três tipos de políticas: Política dos Políticos, Política dos Cidadãos e Política dos Técnicos.
Política dos Políticos: “Política com pouca política”. Não é tão ruim como pensamos. Ela seria quando os políticos governantes teria uma grande ambição, ou seja, pensaria no melhor para a sociedade e faria bens para os cidadãos do seu país, estado ou cidade. Pensaria no bem comum. Entretanto, há um sub-conjunto denominado como :
Política dos Politiqueiros: É contrafação da política dos políticos; deixa o debate público em segundo plano. Onde eles são preocupados com as pequenas ambições, ou seja, que eles fazem algo para a sociedade sem pensar no bem estar para pensar no seu bem estar, que hoje é mais conhecido como os políticos corruptos, pois pensam primeiro em si do que na população.
Política

Relacionados