Oferta, Demanda e Equilíbrio deMercado

Páginas: 3 (558 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Teoria da Oferta e Demanda e Equilíbrio de Mercado


(A)  Em sua opinião, o que é mais importante para explicar o comportamento do consumidor: os fatores econômicos (como preço, disponibilidadede crédito e renda) ou as influências culturais e sociais?

 Apesar dos fatores econômicos terem grande peso no comportamento do consumidor, em minha opinião os fatores culturais e sociais são demaior relevância.
As pessoas são profundamente influenciadas pela cultura da sociedade onde vivem. O que comer vestir e acreditar tudo isso depende em grande parte da cultura. A cultura é odeterminante mais fundamental dos desejos e do comportamento de uma pessoa. A soma total das crenças, valores e costumes aprendidos servem para direcionar o comportamento de consumo dos membros de determinadasociedade
As interações sociais também são de grande importância no comportamento do consumidor. Grupos de referência (primários) como família, amigos, visinhos e colegas de trabalho acabaminfluenciando os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do consumidor. Além disso, grupos secundários (religiões, sindicatos e profissões) e grupos de que o consumidor não é membros também têminfluencia em tal comportamento. Valores sociais são determinantes nas escolhas que as pessoas (consumidores) fazem na vida. No entanto, na maioria dos casos os grupos de referência não dizem diretamenteaos consumidores o que fazer, mas são os consumidores que se deixam influenciar pela opinião do grupo ou por se preocuparem com os sentimentos dos membros do grupo.

(B) Explique o que acontece com opreço e a quantidade de equilíbrio no mercado quando há um aumento na renda dos consumidores.

Quando ocorre aumento na renda real do consumidor, a demanda do bem, a um mesmo preço, será maior. Issosignifica que teremos um excesso de demanda que provocará gradativamente um aumento de preços em busca de equilíbrio. Com os preços aumentando, o excesso de demanda vai diminuído, até acabar, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oferta, demanda e preço de equilibrio
  • DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO
  • Oferta demanda e equilibrio de mercado
  • Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
  • Equilibrio oferta e demanda
  • DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO
  • demanda de oferta e equilibrio
  • Equilibrio oferta e demanda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!