oeientaçao educacional

422 palavras 2 páginas
Atividade I- Orientação Educacional
O Orientador Educacional ao constatar episódios de bullying no ambiente escolar tem que na medida do possível entender o perfil dos agressores ,vitimas e testemunhas ele deve criar estratégias de combate à essas diversas manifestações. Dessa forma o orientador educacional devera ajudar o aluno na escola a tomar consciência de seus valores ,incertezas e dificuldades realizando sessões de orientação e aconselhamento que tem uma serie de funções na formação dos alunos .

Atividade II- Orientação Educacional O orientador educacional tem se deparado ultimamente com um dos temas que mais tem ganhado destaque no ambiente escolar: O Bullying. Esse profissional com a preocupação de contribuir com a humanização em seu contexto de trabalho deve buscar alcançar esses objetivos que são fundamentais: conhecer e entender a manifestação de violência entre alunos a fim de auxiliar tanto os envolvidos como os familiares e o corpo docente a prevenir este tipo de agressão dentro da escola.
Além da escola ter o dever de se comprometer com o problema, porque não há uma solução real , é necessária uma participação da família do agressor e do agredido. A escola tem um papel fundamental no combate ao Bullying. Em uma perspectiva mais geral, formar para o respeito, para o combate a qualquer forma de discriminação e preconceito. Isso deve ser feito o tempo todo, no dia a dia da escola, como um princípio educativo. Em relação a família afirma que para “a educação informal nenhuma célula social melhor do que a família. É nela que se forma o caráter. A família tem a responsabilidade de formar o caráter, de educar para os desafios da vida, de perpetuar valores éticos e morais”. A família é considerada o primeiro agente de socialização, por isso família e escola devem andar juntas. A experiência clínica em relação a este assunto mostra que as orientações nas escolas para os alunos, com os professores, equipe educacional e pais se fazem necessárias

Relacionados