imcbio

491 palavras 2 páginas
O processo de planejamento é dinâmico e, segundo o atual Roteiro Metodológico deve-se usar técnicas de planejamento estratégico participativo para obtenção de informações de cunho ecológico, histórico-cultural e socioeconômico. O objetivo é determinar o zoneamento da área e propor atividades de gestão e manejo que assegurem os objetivos para os quais foi criada. Neste PM do PARNA Tijuca constam as normas que devem orientar o uso e o manejo dos seus recursos naturais e a implantação das estruturas físicas necessárias. Estas orientações são norteadas por objetivos específicos, obtidos de um diagnóstico ambiental que analisa tanto o parque como sua região de entorno, ou seja, a área que o circunda e pode exercer influência sobre este. Também agrega informações oriundas de projetos especiais para a área. Sua elaboração teve início em 2004 e resultou da iniciativa da administração da antiga Diretoria de Ecossistemas (DIREC), do IBAMA, e do Parque Nacional da Tijuca. Contou com o apoio cartográfico do Instituto Pereira Passos, da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e foi elaborado por analistas ambientais lotados no Parque e na DIREC, atual Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral (DIREP), pertencente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que substituiu o IBAMA, à partir de agosto de 2007 na gestão das unidades de conservação federal.
Atividades Desenvolvidas:
• Educação Ambiental: projetos de integração com escolas e comunidades do entorno, entre elas: Guararapes, Cerro Corá, Borel, Tijuaçu, Mata Machado e Furnas, além de cursos de educação ambiental para servidores e outros agentes multiplicadores. Palestras, seminários e eventos dirigidos aos visitantes e usuários, e demais ações de educação com grupos específicos.
• Visitação: o Parque desenvolve inúmeras atividades de uso público: Projeto Ecoaventura, Monitoria Ambiental, Programa Voluntariado, Exposições sobre Arte, História, Cultura e

Relacionados

  • Especies de animais extintas
    48885 palavras | 196 páginas