Odontologia Do Trabalho Correto

Páginas: 5 (1114 palavras) Publicado: 15 de março de 2015



Universidade Braz Cubas



Nomes: Elen Bianchetti Rgm: 270199
Kamile Alexandre Rgm: 270826
Shirley Mariano Rgm: 270631
Tássia Émely Rgm: 271358
Gabriela Soares Rgm: 270650
José Carlos RGM:271473
Melissa Santos RGM: 280185






- Mogi / 2014 -
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS - UBC
Curso de Odontologia





Odontologia do Trabalho
Este trabalho é referente á matéria de Odontologia Preventiva eColetiva com o tema Odontologia do Trabalho a apresentação será feita para o Professor Rafael Ribeiro.






Introdução
A odontologia do trabalho, parte da atenção à saúde do trabalhador, trata de promover, preservar e recuperar a saúde bucal do trabalhador, consequente dos agravos, afecções ou doenças advindas do exercício profissional e que tem manifestações bucais, devendo ter sua ação voltada àprevenção de todos os agravos laborais, ou seja, objetiva a prevenção das doenças decorrentes da atuação profissional e dos acidentes de trabalho. Melhora o empregador, pois o mesmo se previne contra futuros processos trabalhistas, tendo uma economia e fazendo um bem ao seu empregado, oferecendo uma boa saúde bucal. Tendo esta especialidade uma grande chance de se tornar mais um ramo grande detrabalho para o Cirurgião-Dentista, pois á possibilidade de se tornar obrigatório á presença de um profissional da área odontológica nas empresas, visando que é um bem para a saúde do empregado.




Toda empresa evoluída, além de se preocupar com os métodos produtivos, deseja ter seus colaboradores sadios, com o mínimo deles doentes, acidentados ou ausentes, pois tornar-se mais fácil alcançar as metasinstitucionais. A atenção com a saúde bucal é a parte mais importante das ações de saúde em geral, e ao redor do mundo essa preocupação com a saúde dos colaboradores de todas as empresas vem crescendo cada dia mais.
A especialidade Odontologia do Trabalho abre um campo de atuação para o cirurgião-dentista bastante promissor, com o objetivo de analisar, interpretar e solucionar os problemas bucaisque possam acometer seus trabalhadores/empregados.
Essa especialidade foi regulamentada pelo Conselho Regional Federal, onde a necessidade deste serviço prestado pelos cirurgiões dentista, fazem uma busca para diminuir os processos trabalhistas, na qual muitas vezes ameaça a saúde financeira das empresas e também oferecer um qualidade melhor para seus funcionários.
Com esta regulamentação, veiode encontro da necessidade das empresas demonstrarem seu compromisso com a redução dos riscos ambientais e com a melhoria contínua do desempenho em saúde ocupacional e a segurança de seus colaboradores. Elas permitem analisar e avaliar, criticamente, cada Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho a identificar oportunidades de correções e programar as ações necessárias.

Essaespecialidade estuda também as relações entre as implicações dos espaços laborais sobre a saúde do sistema estomatognático. Tendo ainda nos dias de hoje empresas brasileiras que se negam a aceitar atestado odontológicos apresentados por funcionários para justificar um atraso ou falta ao trabalho, não tendo a noção ou a importância devida que a má condição de saúde bucal pode provocar absenteísmo ou queda deprodutividade em uma empresa. O trabalhador que sofre com uma dor de dente, por exemplo, não só perde a concentração, facilitando a ocorrência de acidentes e erros técnicos, como também altera seu humor e comportamento, prejudicando o relacionamento interpessoal.
Os problemas dentários podem ser uma das causas do absenteísmo, tendo o profissional desta especialidade à função de verificar ascondições do ambiente de trabalho, as substâncias químicas às quais os operários estão sendo expostos direta e indiretamente, bem como investigar o risco de intoxicações decorrentes da atividade laboral e suas manifestações na mucosa bucal dos trabalhadores.
Tendo como as principais profissões que podem levar a doenças da saúde bocal se destacam:
As metalúrgicas por expor os trabalhadores ao acido, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Correto
  • trabalho correto
  • Odontologia do trabalho
  • Trabalho odontologia
  • trabalho de odontologia
  • Odontologia do trabalho
  • Odontologia no trabalho
  • trabalho odontologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!