ODIHAROIUWHF

504 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS-MS
ENGENHARIA AMBIENTAL

WALTER ASSUMPCAO AZAMBUJA

ESTUDO DIRIGIDO.

DOURADOS-MS
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS-MS
ENGENHARIA AMBIENTAL

WALTER ASSUMPCAO AZAMBUJA

ESTUDO DIRIGIDO.

Trabalho desenvolvido como pré-requisito de avaliação da disciplina Biologia Geral, sob orientação da professora Elizangela.

DOURADOS-MS
2014
DESENVOLVIMENTO
Constituição da parede celular
A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários, cuja composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos. Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, formando a parede celulósica. Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose. Sua formação nas células vegetais tem início com a deposição de uma fina camada elástica de celulose primária, permitindo nesse estágio o crescimento da célula. Depois de cessado esse crescimento, a parede recebe novas camadas de celulose e outras substâncias (suberina e lignina) conferindo maior resistência, denominada de parede secundária. A função primordial dessa estrutura é conferir resistência e proteção celular, impedindo a lise osmótica quando em meio hipotônico.
Parede celular primaria e secundaria
A parede primária é elástica, de modo a permitir o crescimento celular. Depois que a célula cresceu e atingiu o tamanho e a forma definitivos, forma-se a parede secundária, mais espessa e rígida. A celulose que constitui a parede secundária é secretada através da membrana plasmática, e se deposita entre esta e a superfície interna da parede primária, na qual adere fortemente.
Origem dos componentes da parede celular
Duas vias principais têm

Relacionados