trabalho de desintrometria

574 palavras 3 páginas
CONHEÇA O EXAME DE DENSITOMETRIA ÓSSEA

É o melhor método de imagem para se medir a densidade, isto é, a
“consistência”, do osso e permitir a avaliação do risco de fraturas causadas principalmente pela Osteoporose. O aparelho utilizado para realizar o exame, que demora aproximadamente 15 minutos, utiliza uma fonte de RX de baixa radiação (cerca de dez vezes menor do que a que ocorre quando se faz um RX de coluna e cem vezes menos do que uma tomografia computadorizada).
O exame é fácil, indolor, seguro e não requer nenhum preparo especial e nem jejum
(exceto corpo inteiro).

Como é realizado o exame?

O paciente fica deitado sobre uma espécie de maca usando uma bata fornecida pelo IMEB. Durante a realização do exame o “braço” do aparelho percorre longitudinalmente a parte superior do corpo do paciente como que tirando várias fotografias da estrutura óssea, sem que haja contato físico. A posição é cômoda e o paciente pode, inclusive, conversar com o técnico e pedir explicações detalhadas.
Não e preciso fazer jejum (nas incidências de fêmur, antebraço e coluna), mas recomenda-se uma alimentação leve antes do exame.

Em quais regiões é recomendado o exame?

A Densitometria pode ser realizada em qualquer parte do corpo. Contudo foram estabelecidas duas regiões (Coluna Lombar e Quadril ou Fêmur proximal) com áreas representativas e de maior importância. O exame consiste numa amostragem óssea nas duas regiões, examinando os tipos de estruturas ósseas (osso trabecular e osso cortical).
Foi demonstrado que de um modo geral, o que existe no fêmur direito é semelhante ao que se encontra no fêmur esquerdo, sendo desnecessário, portanto, realizar o exame nas duas pernas. Deve-se também fazer as duas incidências (coluna lombar – conhecida como lombo-sacra -, e quadril, ou chamado de fêmur ou região coxo-femural) já que elas representam estruturas ósseas diversas. Frequentemente, a perda mineral óssea registrada em uma região é totalmente

Relacionados