Ocuidar e Educar na Pratica Pedagógica

666 palavras 3 páginas
O Cuidar e Educar na Pratica Pedagógica

O currículo para a educação infantil, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, é definido como: “Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico”. Neste sentido é necessário que, antes de aplicar uma atividade, é preciso conhecer a criança, para que possa dia-a-dia, ser construído o currículo.
A prática pedagógica precisa ser pensada, discutida e organizada. A criança não é passiva ou como pensavam no início do estudo sobre educação um mini adulto, a criança age como produtora de cultura, que expressa visões de mundo, considerando sempre quem elas são, o que sabem como pensam e o que vivenciam, e trazem todo este conhecimento para a construção do seu aprendizado.
É preciso que os educadores se questionem: o que as crianças pensam? O que conhecem? Como veem o mundo através das diferentes linguagens (fala, balbucios, desenhos, gestos, brincadeiras).
Então, a partir das respostas e ações de cada grupo, os educadores serão capazes de ir construindo o currículo. O educador deve estar sempre atento a tudo que a criança fala e as suas manifestações. A escuta das crianças considera não só que elas são competentes, mas acreditam que o professor também, porque investem na idéia de que eles são as melhores pessoas para pensar como viver o currículo na educação infantil, já que são eles quem convive com elas cotidianamente.
A composição da proposta curricular da Educação Infantil e suas práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e as brincadeiras e garantir experiências que, através do respeito pelos ritmos e desejos da criança, promovam o conhecimento de si e do mundo. Possibilitando dessa forma, a interação da criança nas diferentes linguagens e a variedade de gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical como vimos ministrado

Relacionados

  • Projeto cuidar e educar na educação infantil
    4992 palavras | 20 páginas