objectivos gerais e especificos

Páginas: 13 (3214 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
INTRODUÇAO
O presente trabalho tem como objectivo principal de analisar a obesidade, tendo em conta os seus contornos, a finalidade primordial. Visto que durante anos a obesidade foi vista como sinónimo de beleza, bem-estar físico e poder, mais na idade média e contemporânea é uma patologia que preocupa a saúde humana.

A obesidade constitui uma das alterações metabólicas mais frequentes ede maior repercussão sanitária e sócio-econômica. No mundo ocidental, a prevalência da obesidade está aumentando em todas as faixas etárias e atingindo níveis epidémicos. As dietas constituem uma das formas para o tratamento da obesidade e, dentre elas estão
as dietas da moda que adquirem muitos seguidores por prometerem perda rápida de peso.

Ainda nesta ordem de ideias, enriquecem estetrabalho os seguintes subtemas a baixo mencionados: breve historial, definição, seu significado e sua origem, tipos de obesidades, tratamento e prevenção e por último classificação. São estes os subtemas que norteiam este trabalho, por isso devemos ter mentes sãs e corpos sãos.

















BREVE HISTORIAL

A obesidade constitui uma das alterações metabólicas maisfrequentes, nos países desenvolvidos, até ¼ da população, especialmente nas camadas mais pobres da população, chegando a níveis epidêmicos (MONTEIRO, 2001). No Brasil, estima-se que um terço da população esteja com o peso acima do ideal. Uma tendência ascendente das prevalências de sobrepeso/ observada em todos os estados brasileiros, principalmente nas faixas da população de menor poder aquisitivo e,embora sejam menores do que as encontradas nos países desenvolvidos, a velocidade ascensão é preocupante. Todos parecem conhecer o que é obesidade, mas muitos poucos podem defini-la de modo claro.

DEFINÇAO

Caterson Beraldo e Filizo Naves (2004), afirmam que; obesidade é uma doença crônica não transmissível, caracterizada como um excesso de tecido adiposo no organismo.

Um aumento de 20% dopeso corporal aumenta substancialmente o risco
para hipertensão arterial, doença arterial cronica, e diabetes tipo 2, assim como a mortalidade precoce. segundo (BERALDO, FILIZOLA
& NAVES, 2004).

Aumentos na freqüência de câncer de cólon, reto e próstata têm sido observados em homens obesos, enquanto a obesidade em mulheres se associa a maior incidência de câncer de vesícula, endométrio emamas (FARIA & ZANELLA, 2000).
É notória a ênfase dada ao estudo da obesidade nos dias atuais. Pesquisadores como Serra e Santos (2003) e Ramos e Filho (2003) vêm dedicando anos de estudo na esperança de entender cada vez mais a etiologia e a fisiopatologia desta alteração metabólica.
A obesidade é ainda definida como o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo decalorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
SIGNIFICADO E ORIGEM DA PALAVRA
Obesidade é um termo com origem no latim obesitas que significa excesso de gordura e caracteriza o indivíduo gordo, com excessivo volumedo ventre e de outras partes do corpo.

O excesso de peso expõe o indivíduo a várias doenças como hipertensão, diabetes, apneia do sono, etc., sabendo que há um aumento de mortalidade cardiovascular nos obesos. Também conhecida como adiposidade, a obesidade é a acumulação de gordura no corpo.
As causas que contribuem para um peso excessivo são muitas, sendo o estilo de vida ocidental (máalimentação, consumo de fast food - alimentos extremamente calóricos, sedentarismo, stress) a principal delas. No entanto, é importante referir que a obesidade também pode ser causada por vários distúrbios hormonais.
A obesidade mórbida é uma doença grave, que pode ter consequências críticas para um indivíduo. Normalmente uma pessoa é considerada obesa mórbida quando o seu Índice de Massa Corporal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • definição de objetivo geral e especifico
  • tabela pesos específicos gerais
  • Relação entre objetivo geral e específico
  • verbos para fazer objetivo geral e especifico
  • AMBIENTE GERAL E ESPECÍFICO DA CONSTRUÇÃO CÍVIL
  • Objectivos
  • Objectivos
  • Objectivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!