Nzage24 Paradigma

691 palavras 3 páginas
DEFINIÇÃO DE PARADIGMA
Paradigma, é um termo com origem no grego “paradeima” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.
O termo surgiu inicialmente em Linguística na teoria de signo linguístico criada por Ferdinand de Saussure, na qual relacionava o signo ao conjunto de elementos que constituem a língua.
Paradigma seria o conjunto de elementos linguísticos que podem ocorrer no mesmo contexto ou ambiente. Os elementos são substituídos por outros que vão ocupar a mesma posição. Por exemplo, na gramática o verbo “cantar” serve de paradigma à primeira conjunção porque irá se flexionar em varias formas e outros verbos terminados em “ar” seguirão esse modelo.
DEFINIÇÃO DE PRAGMÁTICO
Programático: São aquelas que, apesar de possuírem capacidade de produzir efeitos, mas que, por sua natureza precisam, necessitam de outra lei que as regulamente, lei ordinária ou complementar. Essas normas, portanto, são de eficácia mediata, e, segundo essa corrente de entendimento, têm que ser completadas posteriormente, só assim produzindo os efeitos desejados pelo legislador. Entretanto, constituem um marco constitucional, já que impedirão que se produzam normas infraconstitucionais que as contrariem no todo ou em parte, ensejando actos de declaração de inconstitucionalidade quando for o caso de afronte a seus preceitos.
COMO SE FAZ UM RESUMO E UMA INTRODUÇÃO?
Indução
Para se fazer uma Introdução de um trabalho, primeiro é apresentar o assunto ou assuntos do trabalho, especificar quais são os objectivos do trabalho. Mencionar como está organizado o trabalho (em partes ou capítulos). Especificar o que é abordado em cada um dos capítulos ou partes. Referir qual a metodologia utilizada no trabalho (pesquisa bibliográfica e na internet, entrevista,

Relacionados