NT00030542

506 palavras 3 páginas
REFLEXÃO ESTRATÉGICA
Roberia César Souto Maior*
O estabelecimento de estratégias que a organização deve adotar para manter-se e desenvolver-se no mercado é uma questão que merece uma reflexão. Refletir sobre estratégia é um processo que consiste em se observar as características precisas e mais evidentes de gestão, utilizando a intuição e criatividade, a fim de elaborar as novas idéias e conceber as intervenções baseadas em novos aprendizados. Diante da especialidade e da especificidade de cada empresa é possível definir uma estratégica específica, partindo da direção geral, envolvendo a organização como um todo, para antecipar e orientar a ação.
Emergindo do consenso de toda a organização, a partir da conscientização da necessidade de mudança ela deve ser clara, compreensível, estabelecida de forma concreta e simples, procurando conciliar as idéias as mais próximas possíveis da ação. Nessa reflexão algumas questões, cujo conteúdo demonstra a realidade existencial da organização, devem abordar pelo menos quatro ações, segundo Jean Brilman no seu livro “Les meilleures pratiques de management” (2001):


CONHECER a empresa e a situação atual em que ela se encontra – o que se sabe sobre o ambiente onde a organização está inserida? Quais são os ativos que ela possui? Como a organização é definida – as forças, fraquezas, recursos em conhecimentos, competências, meios materiais, financeiros e humanos? Que se sabe da concorrência? Quais são os trunfos estratégicos fundamentais que a organização tem?



DECIDIR onde a empresa quer ir - o que se pretende com as atividades: continuação, reorganização, diversificação? Quais oportunidades querem implementar: novos produtos, novos serviços, aumentar ou melhorar? Quais os interesses quanto aos clientes: conquistar novos, fidelizar, selecionar? Quais as proposições de valor: atributos, preços? Quais meios competitivos querem explorar, que imagem: a mesma ou uma nova? Em que dimensão: local, regional, nacional ou
internacional?

Relacionados