Unif Q03

264 palavras 2 páginas
ETAPA
Questão 3
Um estudante levantou a hipótese de que a digestão do alimento no sistema digestório de um anelídeo ocorre na mesma seqüência que em um ser humano. Para isso, analisou o conteúdo do trato digestório do anelídeo, segmento por segmento, à medida que a digestão progredia, e encontrou o seguinte resultado:
Segmento

Conteúdo químico

3

Dissacarídeos, gorduras, polipeptídios longos.

5

Dissacarídeos, gorduras, ácidos graxos, glicerol, polipeptídios curtos, aminoácidos.

7

Monossacarídeos, ácidos graxos, glicerol e aminoácidos.

11

Nada digerível, pequena quantidade de água.

a) Com base nos dados obtidos, a hipótese do estudante deve ser aceita ou rejeitada? Justifique.
b) Após o final da digestão, que tipo de sistema promoverá o transporte dos nutrientes até as células do anelídeo? Explique.

Resposta
a) Com base nos dados fornecidos, a hipótese do estudante deve ser aceita. A hidrólise enzimática acontece nas seguintes regiões do trato digestório humano: boca, estômago e duodeno (1ª porção do intestino delgado). Na boca ocorre apenas a digestão do amido (polissacarídeo), graças à amilase salivar (ptialina). No estômago acontece a hidrólise de polipeptídios longos, por ação da pepsina, e início da digestão de gorduras, devido à lipase gástrica. No duodeno ocorre a hidrólise de dissacarídeos (por ação das dissacaridases), polipeptídios curtos (por ação das peptidases) e a emulsificação (ação da bile) e digestão completa das gorduras (por ação das lipases).
b) O sistema que promoverá o transporte dos nutrientes é o circulatório. As moléculas resultantes da hidrólise completa são absorvidas pelas células intestinais e são conduzidas aos tecidos corporais do anelídeo pela circulação sangüínea.

U
N
I
F
E
S
P

Relacionados