Nrzqikzj

1207 palavras 5 páginas
Cultura Organizacional

Se houve um tempo em que a preocupação, nas organizações, era focada prioritariamente na produção, a realidade de nossos dias, sem dúvida, é outra. Superadas as teorias voltadas à otimização do trabalho, ajustando o homem aos equipamentos, o que temos hoje, ao contrário, é a tentativa de otimizar o homem, afim de extrair todo o seu potencial. Para isso, é preciso “conquistá-lo”, “contaminá-lo”, de tal forma que os seus objetivos pessoais estejam refletidos nos objetivos da organização. E é aí que encontraremos um amplo espaço para o debate acerca da cultura organizacional, que passa a ser discutida a partir da definição dos termos: * Cultura Segundo a Wikipédia: “Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais coerente a definição genérica formulada por Edward B. Taylor, segundo a qual cultura é ‘aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade'.”

* Organização Maximiano (1992), assim define organização: “Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola, são todos exemplos de organizações.

Temos, portanto, o homem, um ser social. Ao viver em sociedade, adquire, a partir de seus contatos e experiências, “o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões”. Em outras palavras, “acultura-se”. Da mesma forma, ao ingressar em uma organização, o homem irá absorver, em seu ambiente de trabalho, “o conhecimento, as crenças” etc etc etc. E, a partir desse processo, se tornará

Relacionados