Nr34

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 4 de março de 2013
Diálogo Diário de Segurança - DDS



Causas dos Acidentes do Trabalho


Além dos atos e condições inseguras tidos como causas primarias dos acidentes, há que se considerar também uma série deoutros fatores, que propiciam a ocorrência dos acidentes do trabalho.
A teoria da Multicausalidade demonstra que o acidente dificilmente tem uma causa única.
A somatória de falhas humanas emateriais, tendo como causas anteriores problemas de ordem Sociais, e outras as vezes não facilmente identificáveis, precipitam os acidentes.


ATOS INSEGUROS


São atitudes próprias que podem levar aocorrência de acidentes. ex:
Fatores Físicos pois alteram o comportamento (irritabilidade), Fatores Psicológicos e Emocionais são subjetivos e circunstanciais afetam o comportamento devido apreocupações, problemas pessoais, doenças, situação sócio- econômica e etc.


Exemplos de Atos Inseguros


Não usar EPI, fazer manutenção de máquinas em operação, fazer reparos na rede elétrica energizada,usar ar comprimido para limpeza e muitos outros.


CONDIÇÕES INSEGURAS


Caracterizam-se por situações de risco, presentes no local de trabalho, que podem causar acidentes e doençasprofissionais. As deficiências apresentam-se como problemas técnicos e materiais, e encontram-se nas formas mais variadas. Ocorrem por falta de planejamento, prevenção ou omissão de requisitos essenciaisrelacionados a medidas de higiene e segurança, para manutenção do ambiente físico isento de perigos.


Onde Existe estas condições?


No ambiente: processos abertos como substancias toxicas einflamáveis, gases e poeiras nas transformações de matérias primas, iluminamento deficiente, excesso de ruído, temperaturas extremas e outros.
Nas instalações em gerais: linhas , Lay Out, Máquinas eequipamentos

O que vimos a pouco demonstra que um acidente do trabalho tem normalmente mais de uma causa, ocorrendo pela convergência de varias situações, que participam simultaneamente desencadeando os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nr34
  • NR34 e NR35
  • A nova nr34: histórico, aplicabilidade e notícias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!