NR13

Páginas: 3 (565 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
Transistor como Chave - Como calcular resistor de base
Muitas vezes ao julgar necessário ligar uma carga maior como uma lâmpada, um motor ou ainda alguma espécie de carga que exija uma tensão ecorrente maior do que o circuito de controle, podemos observar claramente que um circuito de baixa potência não seria capaz de fornecer o que realmente precisamos, por isso, dependendo da aplicaçãopodemos empregar o uso de um rele em uma das hipóteses disponíveis para tanto, afim de “chavear” esta carga com a alimentação correta que além do mais nos permite ainda isolar estágios, apesar de que jáexistam padrões pré-estipulados (1K/10K/47K/4K7 etcs) que normalmente são usados em um projeto sem que haja algum tipo cálculo, vamos ver aqui como calcular um resistor para acionar um transistor(driver) e então através dele acionar um rele o qual alimentará uma carga muito maior.

Primeiramente precisamos definir o que iremos ligar, feito isto definimos qual será a corrente de coletor (Ic), ouseja, a corrente da carga:
=>Em nosso exemplo temos um rele 12Vdc. Em média o consumo de corrente de um componente deste fica em torno de 20mA.

12V/(±600Ω)=20mA

Com este dado podemos calcular acorrente de base (Ib), que é a corrente que o transistor precisa para saturar (conduzir) e então acionar a carga desejada (o rele). A fórmula é:

Ib=Ic/hfe

Este novo dado apresentado (hfe) é umdado de datasheet (são informações do fabricante do componente), porém, o mesmo pode ser adquirido efetuando uma medida que está disponível em alguns modelos de multímetros digitais, nada mais é do queo ganho (Forward Current Gain). Ok...


Sabendo-se o consumo da carga, procuramos por um transistor que suporte a corrente exigida, com isso encontramos o código do respectivo componente, em nossocaso um BC548 é mais do que suficiente. Observando os dados do fabricante podemos concluir que:


O transistor suporta uma tensão de no máximo 30V, e uma corrente de coletor de no máximo 500mA....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nr13
  • NR13
  • Nr13
  • Nr13
  • Nr13
  • NR13
  • NR13
  • nr13

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!