Novo Naufr Gio Ao Largo Da L Bia Pode Ter Feito Mais 200 Mortos Portugues

488 palavras 2 páginas
Novo naufrágio ao largo da Líbia pode ter feito mais 200 mortos

Um novo naufrágio no Mediterrâneo, ao largo da costa da Líbia, terá feito perto de 200 mortos. A embarcação tinha saído há pouco tempo da cidade líbia de Zuwara com mais de 400 pessoas a bordo.
Responsáveis das equipas de resgate líbias disseram à agência Reuters que muitos dos migrantes e refugiados estariam encurralados no porão quando o barco se virou.
Um responsável do Crescente Vermelho, Ibrahim al-Attoushi, disse que foram recuperados 82 corpos, mas que continuam desaparecidas "cerca de 100 pessoas". Foram resgatados com vida 198 migrantes e refugiados, 147 dos quais foram levados para o centro de detenção de imigrantes sem documentos em Sabratha, a Leste de Trípoli.
Os migrantes e refugiados que foram salvos tinham chegado à Líbia a partir de vários países subsarianos, mas também do Paquistão, da Síria, de Marrocos e do Bangladesh.
Questionada pela Reuters, a guarda costeira italiana – que coordena as operações de resgate em nome da União Europeia – disse não ter informações sobre o naufrágio relatado pelas autoridades líbias. "Não recebemos nenhum pedido de ajuda", disse um elemento da guarda costeira sob a condição de anonimato.
Na quinta-feira, os navios envolvidos nas operações europeias resgataram 1430 pessoas e encontraram dois corpos numa embarcação de madeira que transportava 125 pessoas.
Um dia antes, na quarta-feira, um navio da guarda costeira sueca encontrou 51 corpos no porão de um barco que levava a bordo perto de 500 pessoas – nesse dia foram resgatadas mais de 3000 pessoas, em dez operações. Na quinta-feira foi encontrado um camião na Áustria com mais de 70 corpos já em decomposição.
Se países europeus como Itália se queixam de falta de condições para realizar operações no Mediterrâneo, a situação na Líbia é muito pior – essa tarefa é muitas vezes realizada com a ajuda de barcos insufláveis e barcos de pesca.
"Nós, no Crescente Vermelho, não temos nada para trabalhar. Fomos

Relacionados