normas

Páginas: 10 (2494 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
As funções da linguagem
_________________________________________________________________________
Ao analisar qualquer texto, qualquer imagem, pode-se perceber que suas linguagens funcionam para atingir um objetivo. Não há comunicação neutra. Há sempre um contexto, uma necessidade, uma situação pessoal determinando o que se diz, por intermédio de um discurso que pode ser informativo,autoritário, apelativo ou poético.
Desse modo, pode-se falar em funções da linguagem. Analisar as funções da linguagem nos textos alheios ajuda-nos a descobrir os objetivos que direcionaram sua elaboração. Aplicá-las aos nossos, ajuda-nos a planejar melhor a comunicabilidade e a eficiência.
As funções da linguagem organizam-se em torno de um emissor (quem fala), que envia uma mensagem (a informação,) aum receptor (quem recebe), usando um código que flui por intermédio de um canal (suporte físico).
Quando comunicamos desejamos, acima de tudo, materializar nossas intenções. Onde não há intenção, não há necessidade de comunicação. O sujeito falante se comunica, portanto, quando quer colocar em cena uma intenção qualquer. Quais são essas intenções?

- Emocionar, julgar, influenciar.
-Construir uma ação.
- Informar/ descrever o mundo e os acontecimentos.
- Explicar o significado de um signo, de uma palavra.
. Estabelecer uma relação com o outro, iniciar ou finalizar uma comunicação.

Cada função da linguagem expressa uma intenção específica do sujeito que comunica. Ao elaborar uma frase, escrita ou oral, estamos apresentando uma intenção por meio de uma das 6 funções dalinguagem. Quais são essas funções?

1. Função Fática
2. Função Referencial
3. Função Expressiva ou Emotiva
4. Função Conativa ou Imperativa
5. Função Metalingüística
6. Função Poética

Função Fática

A função fática pode ser definida como o conjunto de estratégias que construímos para iniciar, prolongar, testar ou interromper um contato comunicativo com alguém. Expressões tais como alô, tudobem?, tchau, adeus, até logo e aí?, boa-noite!, como vai?, bom-dia!, senhor, eu gostaria de ..., por favor, eu poderia ...., sinto muito, mas não posso falar agora constituem as expressões fáticas mais comuns em nosso dia a dia. Expressões e estratégias bem mais complexas do que as supracitadas podem ser exigidas em situações mais formais. Em outras situações, um simples olhar, um aperto de mão, umatroca de cartões de visita, um gesto codificado culturalmente pode servir de meios para iniciar ou finalizar um contato interpessoal. Saber compreender o que nosso parceiro de comunicação espera do outro para iniciar um contato ou rompê-lo é fundamental quando se quer ser um bom comunicador.


Função Referencial

A função referencial tem a intenção de informar o interlocutor, fazendoreferência a pessoas, objetos e estado de coisas da realidade, levando até ele um conhecimento de que necessita ou que é considerado importante. Possui as seguintes características:
. Usa uma linguagem denotativa.
. É centrada no referente.
. È informativa, narrativa e descritiva.

Saber dominar a função referencial da linguagem torna o comunicador mais eficaz, pois o capacita ler de forma integralas informações que lhe são trazidas por fontes cada vez mais complexas de informação, aumentando o seu banco pessoal de dados. Seu domínio capacita o indivíduo a ser também uma fonte de informações e, por conseqüência, um formador de opiniões.

Ex: Cai a desigualdade social na Grande BH.

Função Expressiva

Esta função é uma das mais importantes para o ser humano, pois é ela que permite aohomem expressar suas naturezas humana, afetiva e emocional, relativizando a sua natureza racional. Através da função expressiva, o sujeito que comunica expressa seus estados emocionais, suas atitudes afetivas diante do mundo e dos acontecimentos, suas opiniões pessoais, morais e ideológicas. São intenções da função expressiva:

. Exprimir a atitude do locutor em relação ao conteúdo de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • normas
  • Normas
  • Normas
  • normas
  • Normas
  • Normas
  • normas
  • Normas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!