Normas técnicas

Páginas: 19 (4623 palavras) Publicado: 4 de julho de 2013
Requisitos da PAS 99
ISO 9001
Qualidade

C
NC
Evidência
4.1 Requisitos gerais
X

A empresa - segundo o seu relatório - estabelece, implementa e mantém um sistema de gestão de qualidade e melhoria continua avaliando e disponibilizando ferramentas e instrumentos de acordo com os requisitos de normas como a ISO 9001 e ISO 14001. As práticas dos seus principais processos tendem preveniracidentes, doenças ocupacionais e impactos ao meio ambiente. Seus sistemas desenvolvem soluções para atender às necessidades dos usuários e do negócio. O controle de gestão disponibiliza informações para a tomada de decisão em todos os níveis (Alta Direção, Média Gerência/ Carreira Técnica e Grupo Técnico). O planejamento acompanha a evolução dos indicadores alinhada às políticas e diretrizes decrescimento, rentabilidade e sustentabilidade. Há auditoria interna que avalia os padrões de trabalho e das políticas estabelecidas, assim como a eficiência e a eficácia dos sistemas de gestão adotados (Figura P4, p. 2 do Perfil). A documentação é vista nas saídas do Processo de Estabelecimento dos Padrões de Trabalho: Manuais, Procedimentos, Instruções, Padrões Específicos e Recomendações Técnicas(Figura 1.2/3, p. 6).
4.2 Política do sistema de gestão
X

Evidencia do comprometimento da alta direção com a ISO 9001 é apresentada no item 1.2a2) Disseminação dos valores e diretrizes do Relatório da Gestão, onde é afirmado que se discute os valores e diretrizes nas Reuniões Trimestrais de Avaliação de Desempenho, assim demonstrando a participação da Alta Direção. A exigência de que a altadireção assegure política de qualidade é mostrada também através do item 1.2a2, p. 5, onde há a informação de que a Política da Organização é divulgada para todos os níveis da empresa pela Intranet e que os novos funcionários tomam ciência dos princípios em suas admissões (p. 5).
4.3 Planejamento


-----------
4.3.1 Identificação e avaliação de aspectos, impactos e riscos
X

Alta direçãoassegura os requisitos do cliente, de certa maneira, através das Reuniões Trimestrais de Avaliação de Desempenho (já mostrado no requisito 4.1 desta tabela), uma vez que se preocupa com desempenho. Porém, também os requisitos são assegurados com a empresa levantando pesquisas, visitas, feiras e workshops a fim de identificar as necessidades dos clientes (p. 3 do Perfil). Quanto à exigência de seter a alta direção assegurando os requisitos gerais (item 4.1 da ISO 9001) e a integridade do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) quando mudar o SGQ, não está muito claro no relatório, mesmo havendo uma menção a avaliação qualitativa das mudanças organizacionais que devendo ser refletidas nas práticas e padrões (fig. 1.2/8, p. 7). Além disso, há processos que podem contribuir positivamente comisso, como o planejamento, que tem como uma de suas funções supervisionar o alinhamento de diversas áreas, e o controle de gestão, que - entre outras coisas – propõe correções para a gestão (p. 2 do Perfil). A determinação de todos os requisitos relacionados ao produto, sejam eles especificados pelo cliente ou não, e a analise critica dos requisitos relacionados ao produto, antes de assumir qualqueracordo com o cliente não estão apresentados de forma direta no relatório da gestão da empresa. Contudo, ao longo do Capítulo 7 – Processos de tal relatório, vê-se evidências de conformidade com estas exigências, pois - por exemplo - há afirmação como:
os projetos de produto são desenvolvidos em função de oportunidades, necessidades requeridas pelos clientes etc;
há avaliação de riscos à saúde, àsegurança dos processos e meio ambiente e à qualidade do produto realizada pelo GAR (Grupo de Análise de Risco);
há reuniões semanais das áreas de Produção, Manutenção, SSCA (Segurança, Saúde e Conservação Ambiental) e Qualidade;
apresentação das origens dos requisitos dos processos de apoio (fig. 7.2/1).
4.3.2 Identificação de requisitos legais e outros requisitos

X
A política de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normas Técnicas
  • Normas tecnicas
  • normas tecnicas
  • Normas tecnicas
  • Norma tecnica
  • Norma técnica
  • Normas tecnicas
  • Norma Técnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!