Normas da Faculdade para trabalhos seminario

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
 FACULDADE DO SERTÃO
CURSO: PEDAGOGIA


PATRICIA DE OLIVEIRA SANTOS WOLFGRAMM
CIRLEI DIAS FERREIRA DA SILVA
ROSANGELA CANDIDA PINTO
SELMA BIENOW GRUGER
MARIA CARIA





TEORIAS DA EDUCACAO I















Baixo Guandu – ES
2014
PATRICIA DE OLIVEIRA SANTOS WOLFGRAMM
CIRLEI DIAS FERREIRA DA SILVA
ROSANGELA CANDIDA PINTO
SELMA BIENOW GRUGER
MARIA CARIA





TEORIAS DA EDUCACAO ITrabalho apresentando à Faculdade do Sertão – UESSBA, em cumprimento as exigências da disciplina de Seminário II conforme orientação da Prof.ª. Josélia Coutinho dos Anjos.











Baixo Guandu – ES
2014
















(DEDICATÓRIA)

Aos nossos familiares e alunos, pelo estímulo e apoio que sempre nos impulsionaram à busca de mais conquistas, bem como a todos aqueles que acreditam que a educação é abase para a construção de um mundo melhor.
















(EPÍGRAFE)

" Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou sua construção ..."

(Paulo Freire)
RESUMO

Os métodos de ensino se caracterizam pela combinação de atividades do professor e dos alunos. A pedagogia tradicional tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Osconteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva. A pedagogia progressiva analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidadehistórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo. Na pedagogia renovada, a educação escolar assume o propósito de levar o aluno a aprender e construir conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio doaluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. A aprendizagem é construída através de planejamentos e testes. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades individuais dos alunos. Há uma maior preocupação com o desenvolvimento dapersonalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo de encontro aos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. Aprender torna-se um ato interno e intransferível. A relação professor-aluno passaa ser marcada pela afetividade. Na pedagogia tecnicista se enfatiza a profissionalização e modela o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno. A pedagogiaMontessoriana valoriza a educação pelos sentidos e movimentos, estimulando a concentração e as percepções sensório – motoras da criança. A pedagogia construtivista investiga a curiosidade já que o aluno é levado a encontrar seus próprios conhecimentos e de sua realidade, e por fim; a pedagogia pragmática que se baseia na ideia que a inteligência é um instrumento, privilegia a resolução de problemas ea ciência aplicada.
Palavras-chave: Psicopedagogia – Psicomotricidade – Aprendizagem – Dificuldades – Educadores – Educandos.

















SUMÁRIO


INTRODUÇÃO...........................................................................................................08
1.TEORIAS DA EDUCAÇAO I...................................................................................10
1.1. Pedagogia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Seminario De Citologia Faculdade
  • Normas para trabalhos e seminários
  • Segundo Bobbio O Direito E Diferenciado Por Suas Normas Jur Dicas Trabalho Faculdade
  • normas padronizadoras para a estrutura dos trabalhos elaborados pelos estudantes da Faculdade de Engenharia
  • trabalhos de faculdade
  • Trabalho de faculdade
  • Trabalho faculdade
  • Trabalho de faculdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!