Norma regulamentadora

Páginas: 3 (543 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
Doença da Membrana Hialina ou Síndrome do Desconforto Respiratório

FISIOTERAPIA NEONATOLOGIA

Guanambi
Maio/2013
Elivanja Teixeira
Isaudite da Costa
Nilson Cardoso
Ryan Cidyone
WeslleyDias

Doença da Membrana Hialina ou Síndrome do Desconforto Respiratório

Trabalho apresentado à disciplina de Fisioterapia em Neonatologia, ministrada pela Docente Sabrina Boaventura, comopré-requisito para avaliação do curso de Fisioterapia 7º semestre.

Guanambi
Maio/2013

DOENÇA DA MEMBRANA HIALINA OU SINDROME DO DESCONFORTO
RESPIRATÓRIO

A Síndrome da Angustia Respiratória (SAR),originalmente conhecida com Doença de Membrana Hialina, (DMH) é caracterizada pela deficiência na produção do surfactante em razão da imaturidade pulmonar, caracterizando-se pelo pulmão não ser capaz depromover a manutenção da capacidade residual funcional, com consequente colapso alveolar no momento da expiração. Acomete frequentemente recém-nascido pré-termos (RNPT) de peso inferior a 1500g,normalmente do sexo masculino e se manifesta nas primeiras semanas de vida.

Observa-se logo após o nascimento os sinais típicos de angústia respiratória neonatal, com um trabalho respiratório que podeser seis vezes maior que o normal, exigindo altas concentrações de oxigênio (O2) no ar inspirado (hipoxemia geralmente irreversível), o que aumenta a produção de gás carbônico (CO2), gerando cansaçorápido e apneias bruscas. Os sintomas são: taquipnéia ou bradipnéia, gemido expiratório, batimento da asa do nariz, retração da caixa torácica, cianose e edema de extremidades.

No Brasil, observa-seum alto índice de RNPT, com idade gestacional inferior a 37 semanas, fato este que eleva a mortalidade infantil. Cerca de 50% dos óbitos que ocorrem no período neonatal estão relacionados a distúrbiosrespiratórios, participando a DMH em cerca de 80 a 90% dos casos.

A propedêutica da DMH ocorre em três níveis, onde o primeiro nível de prevenção é o acompanhamento pré-natal; o segundo inclui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normas regulamentadoras
  • Normas Regulamentadoras
  • Normas Regulamentadoras
  • norma regulamentadora
  • normas regulamentadoras
  • norma regulamentadora
  • Normas regulamentadoras
  • Normas Regulamentadoras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!