Nordeste Brasileiro

Páginas: 10 (2310 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2013
Resumo: Nordeste
O nordeste é a região brasileira que possui o maior número de estados totalizando nove, que são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe.
Como o nordeste foi o berço dacolonização do país pela mistura das culturas, portuguesa, indígena e africana, iniciada ainda no século XVI, temos grande influência nos pratos com rica culinária regionalizada, que é quase impossível de ser generalizada em um território marcado por diferenças tão grandes.
De um lado, um litoral exuberante, repleto de maravilhas naturais e paisagens de tirar o fôlego. De outro, o agreste, a seca, ochão rachado e a fome. Essa é a região Nordeste do Brasil, uma terra de contrastes que acabam sendo refletidos na gastronomia e no dia-a-dia da alimentação de seus habitantes.
Porem da variedade, não é difícil identificar elementos comuns entre as diferentes culinárias.
Basicamente, aqueles que estão mais perto do litoral criaram pratos à base de peixes e frutos do mar - encontrados emabundância na região. Já o sertão se sustenta graças às carnes do boi e do bode e da farinha de mandioca, complemento de praticamente todos os habitantes da região.
Nesse cenário, alguns Estados se destacam - caso da Bahia que recebeu uma grande influência dos escravos africanos e dos ingredientes que já eram conhecidos pelos imigrantes desde a África.

Cozinha Nordestina do Litoral

As águas doOceano Atlântico banham todo o Nordeste. O maior litoral é o da Bahia, que também é o maior Estado. O Piauí é o menos favorecido, com apenas uma pequena faixa de litoral que contrasta com o seu sertão.
Os principais ingredientes são os vegetais, os peixes, em especial o robalo, a tainha e o cação. Os frutos do mar também são bastante apreciados na região, sendo que o camarão é encontrado em todo olitoral, não só do Nordeste mas em todo o país, assim como outros crustáceos, entre eles a lagosta e o caranguejo, este último em abundância.

O caranguejo, inclusive, é muito importante no Nordeste e sua captura e venda são fontes de emprego para milhares de pessoas que vivem próximos das áreas costeiras. Dele surgem pratos como a caranguejada (cozido de caranguejo com cebolas, alho, tomate,coentro e urucum) e a frigideira de caranguejo, feita com a carne desfiada do crustáceo. Além dos caranguejos do mangue, há os caranguejos cevados, criados em cativeiro e que atingem um tamanho bem maior que os do mangue. São servidos em porções no litoral de Pernambuco, Alagoas e Natal, principalmente.
A mistura desses elementos resultou em pratos que podem ser encontrados em boa parte daregião, como a moqueca, cuja receita básica é peixe cozido com cebola, tomate, pimentão e coentro, que apresenta pequenas variações de Estado para Estado. No Recife, por exemplo, o peixe é primeiro passado na farinha de mandioca, frito e depois cozido, formando um caldo grosso parecido com um pirão. O leite de coco usado no molho é feito artesanalmente. Na Bahia leva dendê, ao contrário de outrasregiões. É sempre acompanhada por pirão, mistura do caldo de peixe com a farinha de mandioca.
A casquinha de siri, a caranguejada e o camarão na moranga são outros pratos que permeiam o litoral nordestino.
Cozinha Nordestina do sertão

As condições adversas encontradas exigiam comidas que também fossem resistentes ao clima e foi assim que o agreste contribuiu com alguns dos pratos e ingredientesmais característicos da região.
A carne-de-sol e carne-seca (ou jabá) surgiram da necessidade de conservar a carne do boi por mais tempo no semi-árido. As duas levam sal grosso, a diferença fica na quantidade. Apesar da semelhança, as duas são ligeiramente diferentes.
A carne-de-sol é seca ao ar livre e, ao contrário do que se pensa, o processo é feito durante a noite. Além disso, leva menos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nordeste brasileiro
  • Nordeste Brasileiro
  • Nordeste brasileiro
  • Nordeste Brasileiro
  • MICROCRÉDITO NO NORDESTE BRASILEIRO
  • Seca no nordeste brasileiro
  • Fruteiras temperadas no Nordeste Brasileiro
  • Geração de energia no Nordeste brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!