Norbert Elias e a Educac a o Andre a Borges Lea o

24239 palavras 97 páginas
CL

O
(T)

3 0 5 - '

<

Q_

o

o o- o

g- f»

Andréa Borges Leão

Norbert Elias & a Educação

O

Integrante da Coleção Pensadores & Educação, este livro trata das contribuições de Norbert Elias para os estudos educacionais. Ao contemplar a vida e a obra do sociólogo alemão, tardiamente reconhecido e hoje referência e fonte de inspiração para cientistas sociais,
Andréa Borges Leão mostra por que a obra de Norbert Elias deve ser olhada com atenção também pelos pedagogos e demais envolvidos com Educação.
Elaborando uma teoria sobre os processos de civilização, ele estudou costumes e comportamentos das sociedades em oito séculos de história e comprovou estreitos vínculos entre o processo civilizador individual e o processo civilizador social.
Infância e vida privada são temas de domínio de Norbert Elias.
Ele trata das disposições morais de crianças e jovens, o que permite à autora analisar, neste livro, o modo como a civilidade entra para o corpus dos contos de fadas brasileiros, que ficcionalizam as máximas morais e a aprendizagem de normas e sinalizam a apropriação brasileira dos modelos e ideais europeus.
Norbert Elias abre caminho para compreendermos a formação do indivíduo e o modo como ele se apropria dos objetos culturais e bens simbólicos no espaço social, além de contribuir com outras reflexões para a pesquisa educacional.

COLEÇÃO
PENSADORES & EDUCAÇÃO

Norbert Elias & a Educação

Andréa Borges Leão

Norbert Elias & a Educação

autêntica

COPYRIGHT © 2007 BY ANDRÉA BORGES LEÃO

SUMÁRIO

COORDENADOR DA COLEÇÃO

Alfredo Veiga-Neto
REVISÃO

Dila Bragança
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Carolina Rocha

Todos os direitos reservados pela Autêntica Editora.
Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida, seja por meios mecânicos, eletrônicos, seja via cópia xerográfica, sem a autorização prévia da editora.

APRESENTAÇÃO

BELO HORIZONTE

Rua Aimorés, 981, 8° andar

o
30140-071 . Belo Horizonte o Funcionários
MG

O sociólogo e sua obra

07

PRIMEIRA PARTE

17

Relacionados