No Brasil de extrema import ncia que seja realizado campanhas de preven o de doen as sexualmente transmiss veis

455 palavras 2 páginas
No Brasil é de extrema importância que seja realizado campanhas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, já que por meio de pesquisas constatou o aumento de jovens e adultos contaminados com o vírus da Aids.
Em pesquisas realizadas com mais de 395 estudantes de ambos os sexos, com idades de 12 a 19 anos de João Pessoa, Paraíba, Brasil sendo que destes, 165 adolescentes já haviam iniciados as atividades sexuais, o que comprova que os jovens estão iniciando sua vida sexual bem cedo.
Os jovens foram abordados em suas atividades escolares para a coleta de dados sobre prática sexual, da importância do uso de preservativos e da percepção de vulnerabilidade.
Dos jovens pesquisados 122 adolescentes do sexo masculino já haviam começado sua vida sexual e 44 estudantes do gênero feminino. Enquanto 72 homens e 152 mulheres declaram não ter vivido ainda essa experiência. De acordo com essa pesquisa consta que a prática sexual está mais prevalentes entre os homens.
Dos jovens pesquisados do sexo masculino 28 % sempre utilizaram preservativos, 39,6 % utilizaram algumas vezes e 6,1% nunca utilizaram preservativos. As jovens femininas demonstraram o mesmo teor de vulnerabilidade em relação ao uso de preservativos, pois 14 % disseram que sempre usaram preservativos, 11 % disseram que usaram apenas algumas vezes e 1,2 % que nunca utilizaram. Isso porque esses jovens declaram profunda confiança em seus parceiros e acreditavam serem incapazes de adquirirem o vírus da Aids ou que seja quase impossível que isso aconteça,
Apesar da evidente melhoria na abertura de diálogo dos adolescentes com amigos e parentes com os quais eles falam com mais liberdade sobre sexo e apesar das informações acessíveis da mídia, muitos jovens não se sentem vulneráveis a estes riscos, principalmente se tratando dos jovens masculinos, já que os mesmos se consideram fortes, imunes a doenças serem incapazes de rejeitar uma mulher e consideram que possuem mais necessidade de sexo do que a mulher e que

Relacionados