nm wq.lk

1612 palavras 7 páginas
Paráfrase
Livro 1808 (Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudarão a história de Portugal e do Brasil)

Serra - Espírito Santo - Brasil
2014
Capítulo 01 - A Fuga Napoleão conseguiu subjugar praticamente toda Europa, a única que permaneceu de pé era a Inglaterra, tradicional aliada de Portugal, por esse motivo ainda resistia às preções do imperador francês. Com D. Maria I declarada insana, seu irmão falecido, D. João assumiu ainda muito jovem, despreparado farto com seus problemas conjugais, sua personalidade era marcada com a indecisão, sempre evitando realizar escolhas em meio a grupos conflitantes. Por sua vez existiam duas alternativas, ceder às pressões de Napoleão e aderir ao bloqueio continental, ou aceitar a oferta dos aliados ingleses embarcando para o Brasil, más existia uma terceira não considera opção, de enfrentar Napoleão ao lado dos ingleses. O príncipe medroso preferiu fugir, para o Brasil como era uma das colônias mais ricas, com possibilidade de tornasse independe mais cedo ou mais tarde com o apoio dos ingleses.
Capítulo 02 - Os Reis Enlouquecidos Aconteceu no inicio do século XIX, com o rei da Inglaterra George III, e com a rainha de Portugal D. Maria I, ambos sofriam de distúrbios mentais até hoje não são totalmente explicados pela ciência, mais é até hoje discutido outra causa desse fenômeno, ambos pertenciam uma raça em extinção, as dos reis com torno, nunca em toda historia as monarquias tinham vivido em tempos tão turbulentos e atormentados, um período que reis e rainhas eram destituídos, aprisionados, exilados, deportados ou mesmo executados em praça pública. Justo nesse mesmo período, Napoleão declarou se imperador, carregando uma bagagem com inúmeras vitorias sem conhecer nenhuma derrota. Para ele não bastava governar a França, almejava ser soberano sobre toda Europa, ardiloso, autoritário com um forte poderio militar,

Relacionados