nm wq.lk

Páginas: 7 (1612 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Paráfrase
Livro 1808 (Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudarão a história de Portugal e do Brasil)














Serra - Espírito Santo - Brasil
2014
Capítulo 01 - A Fuga
Napoleão conseguiu subjugar praticamente toda Europa, a única que permaneceu de pé era a Inglaterra, tradicional aliada dePortugal, por esse motivo ainda resistia às preções do imperador francês. Com D. Maria I declarada insana, seu irmão falecido, D. João assumiu ainda muito jovem, despreparado farto com seus problemas conjugais, sua personalidade era marcada com a indecisão, sempre evitando realizar escolhas em meio a grupos conflitantes.
Por sua vez existiam duas alternativas, ceder às pressões de Napoleão e aderirao bloqueio continental, ou aceitar a oferta dos aliados ingleses embarcando para o Brasil, más existia uma terceira não considera opção, de enfrentar Napoleão ao lado dos ingleses. O príncipe medroso preferiu fugir, para o Brasil como era uma das colônias mais ricas, com possibilidade de tornasse independe mais cedo ou mais tarde com o apoio dos ingleses.
Capítulo 02 - Os Reis EnlouquecidosAconteceu no inicio do século XIX, com o rei da Inglaterra George III, e com a rainha de Portugal D. Maria I, ambos sofriam de distúrbios mentais até hoje não são totalmente explicados pela ciência, mais é até hoje discutido outra causa desse fenômeno, ambos pertenciam uma raça em extinção, as dos reis com torno, nunca em toda historia as monarquias tinham vivido em tempos tão turbulentos eatormentados, um período que reis e rainhas eram destituídos, aprisionados, exilados, deportados ou mesmo executados em praça pública.
Justo nesse mesmo período, Napoleão declarou se imperador, carregando uma bagagem com inúmeras vitorias sem conhecer nenhuma derrota. Para ele não bastava governar a França, almejava ser soberano sobre toda Europa, ardiloso, autoritário com um forte poderio militar,conhecedor dos mecanismos do campo de batalha, despertava admiração e medo em seus inimigos, uma ameaça clara a todos que não se curvassem, quem não perderia a sanidade.
Capítulo 03 – O Plano
O plano de fugir para o Brasil era uma idéia tão antiga quanto o próprio império português, Portugal não passava de um país pequeno e sem recursos, espremido por seus vizinhos mais poderosos, a fuga parao Brasil onde existiam mais riquezas naturais, mão-de-obra, e em especial maiores chances de defesa, foi uma opção natural e bem avaliada.
No período Portugal tinha certa dependência do Brasil, tudo praticamente vinha de lá, com a Europa ocupada por Napoleão esse plano ganhou senso de urgência. Ainda nesse meio tempo Portugal foi invadida e derrotada por tropas espanholas, comprovando afragilidade do império português, estava ficando complicado manter neutralidade entre a França e Inglaterra.
Perto de colocar em prática seu Plano, estava ganhando tempo blefando com ambos e aproveitando das casualidades da época, como dificuldade para comunicação e transportes. O novo império Americano servia de inspiração, para formar um similar no Brasil, a existência de tantos planos e antigos,explica por que a mudança da corte deu certo em 1807.
Capítulo 04 – O Império Decadente
Em 1769 teve início a muitos avanços tecnológicos por toda Europa, poucos períodos da história foram repletos de aventuras, invenções, conquistas e também de rupturas e convulsões políticas, mais nada disso pertencia aos portugueses. Três séculos depois de inaugurado a era das grandes navegações edescobertas que consolidavam seu império, nem de longe Portugal lembrava a metrópole vibrante de antes, o sinal de decadência estava por todo lado, a justificativa era por conta da economia, demografia, política e religiosidade do país. Não tinha gente nem recursos para proteger, manter e desenvolver seu imenso império dependente de quantidades cada vez maiores de escravos, preso ao sistema extrativista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NNS
  • nm.,mm.m
  • Ativação no nms
  • Nmi e nms
  • eu amo nm
  • Kirchhoff4 Nm
  • Kirchhoff1 Nm
  • futinkjf,nm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!