nkhlk

643 palavras 3 páginas
Informações básicas sobre Condicionamento
O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo. Esse processo é vinculado ao Behaviorismo, que é o conjunto de idéias, presente na Psicologia, que focaliza aspectos observáveis do comportamento.
O behaviorismo foi fundado por John B. Watson, que se baseava na crença de que os animais e os seres humanos nascem com o potencial de aprender qualquer coisa. Baseando-se na idéia de John Locke da tabula rasa, que afirma que os bebês nascem sem saber nada e que todo conhecimento é adquirido através de experiências sensoriais, o behaviorismo afirma que o ambiente e seus efeitos associados sobre os organismos eram os únicos determinantes da aprendizagem. Watson teve uma influencia incrível sobre o estudo da psicologia nos Estados Unidos, tornando o behaviorismo o paradigma psicológico dominante ate a década de 1960 e abriu as portas para seguintes processos teóricos sobre aprendizagens através de estímulos e experiências, denominados condicionamento. Existem dois tipos de condicionamento, respectivamente chamados de Condicionamento Clássico e Condicionamento Operante.
O primeiro tipo de condicionamento, denominado Condicionamento Clássico, foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov. Pavlov fez uma experiência envolvendo um cão, uma campainha e um pedaço de carne. O fisiologista percebeu que quando o cão via o pedaço de carne, ele salivava, o que foi chamado de reflexo não-condicionado. Pavlov, então, passou a tocar a campainha (estímulo neutro) quando ia mostrar o pedaço de carne ao cachorro. Rapidamente, o cão passou a associar a carne com a campainha, salivando também toda vez que ela era tocada. Essa reação a um estímulo neutro foi chamada de reflexo condicionado. O condicionamento clássico foi importante no sentido de explicar a associação de um estímulo a outro. Assim, esse tipo de condicionamento

Relacionados

  • diagnostico ambiental de Belo Horizonte
    26457 palavras | 106 páginas