niwawela

2694 palavras 11 páginas
Introdução
A Edução é reconhecida como um instrumento fundamental para o crescimento económica e o desenvolvimento social e visa promover o bem – estar do homem, tendo como principal objectivo formar um cidadão capaz de se integrar na vida e aplicar os conhecimentos adquiridos em benefício próprio e da sua comunidade (PCEB).
Neste contexto, existem estratégias adequadas que prendem – se com inúmeros factores tais como: psicopedagógicos, linguísticos, sócio – económicos e políticos. Para que as tais estratégias tenham o efeito condigno, é necessário que os diferentes intervenientes dos processos educativos (pais / encarregados de educação, professores, crianças e comunidades), desempenhem o seu papel no processo educativo. Deste modo, a formação integral da personalidade da criança está ligada as experiencias vivenciadas na família assim como na escola e na sociedade em geral.
Como este intuito, propôs – se a falar da relação entre família e a escola visando reflectir sobre a importância da família e suas possíveis implicações no desempenho escolar das crianças do ensino primário do 1° grau no 1°ciclo.
O objectivo principal desta pesquisa é de evidenciar e reflectir sobre as diversas possibilidades da participação da família no quotidiano escolar.
Pretende – se também , levar os pais e encarregados de educação a entender que a escola é uma instituição de socialização das crianças , pelo que a coordenação e colaboração entre as duas instituições se tornam imprescindível. Havendo distanciamento entre elas , pode implicar por parte da criança a sobrevalorização duma instituição em detrimento da outra, facto que se pode reflectir negativamente na sua formação integral.

Problema de Pesquisa
A pesquisa surge pelo facto de se ter constatado que embora os pais e encarregados de educação serem mediadores entre a criança e a escola, os mesmos, não fazem acompanhamento do processo de ensino aprendizagem das suas

Relacionados