NIVELAMENTO EM EAD

Páginas: 37 (9065 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO AO EAD
1. O QUE É EAD
No estudo da educação a distância, é importante considerar as definições que foram propostas para essa modalidade educacional. Moore, em 1973, propôs uma definição que apresenta os comportamentos de ensino separados dos comportamentos de aprendizagem, facilitados “por dispositivos impressos, eletrônicos, mecânicos e outros” (apud BELLONI, 2003, p. 25). Aretio(apud IBÁNEZ, 1996, p. 10) destacava o aspecto bidirecional da comunicação na EAD. Malcom Tight (1998 apud BELLONI, 2003, p. 26) aponta na EAD a separação física entre os aprendentes e educadores. Rebel (1983 apud BELLONI, 2003, p. 26) define a EAD como “um modo não contíguo de transmissão entre professor e conteúdos do ensino e aprendente e conteúdos da aprendizagem, possibilitando maior liberdadeao aprendente para satisfazer suas necessidades de aprendizagem”.
A EAD também foi associada aos modos de produção ou industrialização do ensino.
EAD é um método de transmitir conhecimento, competências e atitudes que é racionalizado pela aplicação de princípios organizacionais e de divisão do trabalho, bem como pelo uso intensivo de meios técnicos, especialmente com o objetivo de reproduzirmaterial de ensino de alta qualidade. [...] É uma forma industrializada de ensino e aprendizagem. (Peters, 1973 apud BELLONI, 2003, p. 27)
Parte das definições tradicionais apresenta a clássica caracterização da educação a distância como processo educacional no qual professor e aluno não compartilham fisicamente o mesmo espaço. São “descritivas e definem a EaD pelo que ela não é, ou seja, a partirda perspectiva do ensino convencional da sala de aula. O parâmetro comum a todas elas é a distância, entendida em termos de espaço” (BELLONI, 2003, p. 27).
Vejamos, agora, uma definição a partir da distinção entre ensino e educação:
Introdução ao EAD
4
EAD é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.Apesar de não estarem juntos, de maneira presencial, eles podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. Na expressão "ensino a distância" a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância).Preferimos a palavra "educação", que é mais abrangente. (MORAN, 1994, p. 1)
Podemos, finalmente, entender a EAD como o processo de ensino-aprendizagem mediado pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Referências
BELLONI, Maria Luíza. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados,1999.
MORAN, José Manuel. Novos caminhos do ensino a distância. In: Informe CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, out-dez de 1994, páginas 1-3.
Introdução ao EAD
5
2. ONDE E QUANDO TUDO COMEÇOU?
Encontramos abordagens históricas da EAD que situam seu começo no início do século XVIII. Landim (1997, p. 2-4) apresenta como marco inaugural da EAD o anúncio sobreum tipo de curso por correspondência publicado na Gazeta de Boston, em 1728.
No Brasil, Nunes (1994) afirma que o marco inicial da EAD está relacionado com o rádio, com a implantação do Instituto Rádio Monitor em 1939, e com os cursos por correspondência, com o Instituto Universal Brasileiro em 1941. Há, no entanto, tentativas de se estabelecer uma cronologia da EaD no Brasil que remontam àdécada de 1920 e à transmissão radiofônica.
Veja um resumo dos principais marcos da EAD no Brasil:
1923- Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro;
1936- Doação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro ao Ministério da Educação e Saúde;
1937- Criação do Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação;
1959- Início das escolas radiofônicas em Natal (RN);
1960- Início da ação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Nivelamento Em EAD
  • EAD Cesumar Gabarito Nivelamento Portugues
  • nivelamento
  • Nivelamento
  • Nivelamentos
  • nivelamento
  • Nivelamento
  • nivelamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!